Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Região Atacava na BR-116

Suspeito de estupro é levado para Penitenciária Estadual de Canoas

Pai de criança não acredita em detenção por muito tempo

Por bruna mattana
Publicado em: 19.11.2018 às 07:22

Foto por: Divulgação
Descrição da foto: Maciel foi capturado em Porto Alegre
Já está na Penitenciária Estadual de Canoas (Pecan) o homem suspeito de estuprar uma mulher de 20 anos às margens da BR-116, no bairro Primavera, em Novo Hamburgo, no dia 20 de outubro, e de tentar abusar de uma menina de 9 anos, no Rincão, no último dia 7. Desde então, a polícia estava em busca do maníaco, morador de Estância Velha, identificado como Renato Alves Maciel, 33.

Por ter sido identificado pelas autoridades na semana que antecedia o segundo turno das eleições, entretanto, Maciel não podia ser preso por mandado, mas somente em flagrante. Sendo assim, há três semanas a polícia estava em alerta no Vale do Sinos. Durante o pleito, Maciel teria permanecido em Estância Velha, na casa dos pais, não sendo mais visto após o dia 28.

A caçada policial encerrou na última sexta-feira, quando Maciel foi capturado no Centro de Porto Alegre, após a Brigada Militar ser avisada sobre um suspeito na Praça 15 de Novembro. Na abordagem, a BM constatou que ele era procurado por Novo Hamburgo, sendo conduzido à 2ª Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA), no bairro Menino Deus.

Condenado por estupro em ocasião anterior, Maciel usufruía de liberdade condicional desde abril. Cumpria medida de segurança no Instituto Psiquiátrico Forense, em Porto Alegre – pena imposta a condenados considerados inimputáveis, ou seja, sem condições de responder pelos seus atos por causa de problemas mentais.

"Justiça é falha, acho que não ficará preso", diz pai de vítima

 

O pai da menina de 9 anos, que sofreu tentativa de estupro no fim da tarde do último dia 7 às margens da BR-116, no bairro Rincão, disse ao Jornal NH ontem que reconheceu o homem ao ver a reportagem no ABC Domingo. "Vi a foto e é o homem que tentou abusar da minha filha. Tenho certeza", disse.

 

Foto por: Gabriel Guedes/GES-Especial
Descrição da foto: Tentativa de estupro na Passarela Thomás Engel, no Rincão, aconteceu no início do mês

Ele ressaltou que se sentiu aliviado em saber que o suspeito está fora das ruas, mas se diz incerto sobre sua prisão. "Eu quero que justiça seja feita, que esse homem permaneça preso, seja julgado, mas a nossa justiça aqui no Brasil é muito falha e eu, infelizmente, acho que ele não ficará preso. Seguimos inseguros, com medo, pois uma pessoa assim não poderia estar na rua. Ele precisa ser tirado de circulação. Minha filha ficará marcada para sempre. Não quero isso para outras crianças. Não desejo isso para ninguém", salienta.

Em entrevista ao ABC Domingo, a vítima de 20 anos também demonstrou preocupação quanto à detenção de Maciel, ressaltando que ele deve permanecer preso. "Não só pelo que fez a mim, mas principalmente a uma criança."

 

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.