Publicidade
Notícias | Canoas CORONAVÍRUS

Canoas tem redução no número de óbitos por Covid-19 nos últimos três meses

Entre os meses de agosto e outubro, 23 pessoas perderam a vida devido a doença na cidade

Por Juliano Piasentin
Publicado em: 07.11.2022 às 09:39 Última atualização: 07.11.2022 às 09:44

Depois de registar no mês de julho 24 óbitos por Covid-19, os últimos três meses foram de quedas no número de mortes causadas pela doença em Canoas. Segundo a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), em agosto foram 13 óbitos, destes, 11 pessoas com mais de 60 anos e duas com idade inferior. No mês seguinte, foram oito falecimentos e em outubro apenas duas pessoas morreram devido ao vírus.

Vacinas contra a Covid-19 seguem sendo aplicadas
Vacinas contra a Covid-19 seguem sendo aplicadas Foto: Tony Capellão/PMC

Para a enfermeira Rosana Mello, responsável pelo setor de testes da SMS, a redução tem duas causas principais: vacinação e cuidados. "Por mais que na cidade o uso de máscaras seja obrigatório apenas em hospitais, clínicas e unidades de saúde, as pessoas continuam se cuidando."

Procura por testes 

A procura por testes também diminuiu no município. "A doença não acabou por completo, mas diminuiu bastante e isso explica a redução no número de testes."

A tese é confirmada pelo médico infectologista Julio Cezar Gonçalves, que trabalha no Hospital Universitário (HU). "A Covid-19 não é mais uma doença pandêmica, mas ainda inspira cuidados, principalmente em pacientes com comorbidades."

Para Gonçalves, a doença passou a se comportar com o mesmo padrão encontrado em outros vírus, como o Influenza, responsável pela gripe. "Como as pessoas estão se vacinando, os sintomas não são mais tão graves como no início." E a vacinação é fundamental também para as crianças. "Elas são vetores da doença, vão à escola e podem infectar os idosos." Além disso, o infectologista alerta para os riscos de casos graves também nos pequenos. "Elas não estão livres."

Os hospitais são os locais onde há o maior risco de contaminação segundo Gonçalves. "Muitas pessoas chegam ao hospital por diversos motivos sem saber que estão com o vírus."

Canoenses vacinados

Em Canoas 84,5% da população recebeu ao menos a primeira dose (D1) contra a Covid-19. Essa porcentagem diminui para 55,7% quando se trata do esquema vacinal completo, ou seja, três doses para idosos e adultos e duas doses para adolescentes e crianças.

O que mais preocupa é a vacinação infantil. Apenas 2,6% das crianças de 3 e 4 anos possuem as duas doses contra o coronavírus. "É necessário cuidado para a doença não se espalhar novamente."

O recado do médico é claro para a população. "Quem ainda não se vacinou, se vacine. E para quem já se imunizou, siga o calendário."

Segundo dados da Secretaria de Saúde do Estado (SES), Canoas registrou 89.927 casos confirmados desde o início da pandemia da Covid-19. No total foram 1.877 óbitos. Isso significa que 2,08% das pessoas contaminadas perderam a vida no município.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual