Publicidade
Notícias | Canoas Copa do Mundo

Obra-prima do cinema, 'Laranja Mecânica' vira assunto após partida da Holanda no Catar

Ao pesquisar o apelido atribuído à seleção holandesa no Google, usuários encontram clássico de Stanley Kubrick, lançado em 1971, que marcou a violência nas telas para sempre

Publicado em: 22.11.2022 às 11:59 Última atualização: 22.11.2022 às 12:06

O violento Alex (Malcolm McDowell) marcou uma geração no início dos anos 70
O violento Alex (Malcolm McDowell) marcou uma geração no início dos anos 70 Foto: WARNER BROS/DIVULGAÇÃO
A Holanda venceu Senegal, na tarde desta segunda-feira (21), em partida válida pelo Grupo A da Copa do Mundo no Catar. Ao longo da transmissão de diferentes canais, muito se falou da "laranja mecânica" holandesa.

Ao pesquisar pelo apelido no Google, muitos usuários encontraram imagens de sexo e muita violência. Isso porque "Laranja Mecânica" trata-se de um clássico lançado em 1971 pelo lendário Stanley Kubrick que marcou para sempre a violência no cinema.

O apelido surgiu depois do desempenho da Holanda na Copa de 1974, na Alemanha. A seleção chegou até a final do campeonato graças a uma tática revolucionária, que recebeu o nome de "carrossel": os jogadores não assumiam posições fixas, circulando pelo campo e tocando a bola até o gol adversário.

O sucesso da tática refletiu o sucesso dos cinemas na época. O apelido "laranja mecânica" faz referência tanto à cor da camisa holandesa quanto ao tema do longa-metragem que mostra um jovem chamado Alex tendo seus instintos mais violentos reprimidos pelo poder do Estado.

Em tempo, "Laranja Mecânica" pode ser conferido no catálogo do streaming HBO Max a qualquer momento pelos assinantes da plataforma.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual