Publicidade
Notícias | Canoas VIOLÊNCIA

Motorista de app é atingido na nuca e outras pessoas ficam feridas em ataque a tiros na região metropolitana

Atiradores foram capturados horas após o atentado em Canoas

Publicado em: 19.09.2023 às 10:51 Última atualização: 19.09.2023 às 11:04

Um novo atentado a tiros, cometido no meio da tarde desta segunda-feira (18), deixou três pessoas feridas em Canoas. O crime aconteceu na Rua Itararé, no bairro São Luís, por volta das 15 horas.


Câmeras de segurança flagraram os suspeitos fugindo da cena do crime em Canoas | Jornal NH
Câmeras de segurança flagraram os suspeitos fugindo da cena do crime em Canoas Foto: Polícia Civil

Segundo a Polícia Civil, dois homens em uma motocicleta vermelha passaram atirando pelo local em direção a um motorista de aplicativo que estava em um HB20 preto estacionado na via pública.

Os disparos atingiram o condutor do carro com um tiro na nuca e outro na coluna, uma mulher com um disparo no braço e um adolescente com um tiro na altura do estômago. Ao todo, conforme a Polícia, foram onze disparos.

As três vítimas foram socorridas e encaminhadas para a emergência do Hospital de Pronto Socorro de Canoas (HPSC). A situação do motorista de aplicativo permanece como a mais grave entre as vítimas.

O trabalhador, segundo apontamento da Polícia, segue internado aguardando por procedimento cirúrgico para retirar um estilhaço de bala da coluna. Já a mulher segue internada devido à hemorragia no braço.

O adolescente, entretanto, passou por procedimento, mas acabou liberado por não correr risco de morte.

Suspeitos capturados

A investigação em torno do crime ficou a cargo da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DPHPP) de Canoas, que conseguiu capturar os suspeitos horas depois do crime.

"Analisamos imagens das câmeras de segurança e identificamos a motocicleta vermelha, com dois homens de capacetes preto e rosa sobre ela", explica Reguse.

As buscas aos suspeitos culminaram na captura de um deles, que estava escondido em uma casa no bairro Mathias Velho.

O jovem de 22 anos trata-se de um integrante de organização criminosa envolvido com o tráfico de drogas e entorpecentes.

O comparsa dele, aponta o delegado, acabou preso minutos depois, em um posto de combustíveis abandonado próximo aos trilhos da Trensurb no bairro São Luís.

"Houve perseguição, porque ele fugiu pulando muros das casas, mas conseguimos capturá-lo", conta. "Ele inclusive estava com uma garrafinha contendo pedras de crack quando foi preso".

Resuse diz que os suspeitos capturados não disseram palavra em depoimento, contudo não restam dúvidas que se tratam dos autores dos disparos contra os inocentes.

"Apreendemos inclusive a motocicleta usada no atentado, que era um veículo roubado, provavelmente para ser usada visando cometer o crime", esclarece.


Briga entre facções criminosas

Segundo o delegado Arthur Hermes Reguse, a hipótese mais clara até agora é que o atentado a tiros no bairro São Luís foi cometido como retaliação dos criminosos a morte que aconteceu na Rua Liberdade na tarde de domingo.

"Ao que tudo indica, o que aconteceu foi um ato de retaliação dos criminosos", diz. "Só que foi algo completamente equivocado e atiraram em pessoas que não tinham nada a ver com facções criminosas", acrescenta.

O delegado acredita que a prisão dos criminosos possa estancar a sangria do que poderia ser o início de um novo conflito entre facções em Canoas.

"Ainda estamos apurando as circunstâncias em torno do crime que aconteceu na tarde de domingo", avisa. "Mas acreditamos que a morte do homem de 38 anos no domingo pudesse desencadear um novo ciclo de violência".

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual