Notícias | Eleições 2020 Dia de votar

Domingo de eleições municipais: veja galeria de fotos da movimentação em São Leopoldo

Por Alecs Dall' Olmo
Publicado em: 15.11.2020 às 11:06 Última atualização: 15.11.2020 às 11:36

O pleito municipal levou muitos leopoldenses aos colégios eleitorais já nas primeiras horas da manhã deste domingo (15). A imensa maioria dos eleitores estava com título e documento com foto na mão, além da máscara – item obrigatório para votar – e da caneta. “Foi tranquilo. Na verdade, errei de local. Eu votava antes na Escola Cristo Rei. Mas mudou. Foi para a Escola Gusmão. Mas tudo tranquilo. Mesmo com alguma fila no início da manhã foi bem tranquilo”, ressalta Defatima Breitenbach, 64.

Fernanda Rapaki, 26, também aproveitou a manhã para o voto e ainda escapar da chuva, que chegou a cair de forma leve em alguns momentos. “Prefiro votar na primeira hora. E estava com dúvida se poderia pelo horário destinado aos idosos. Mas foi possível e sem muitos problemas.” Na Escola Estadual Polisinos o ritmo também foi de tranquilidade. O empresário Paulo Kutscher , 65, e a dona de casa Zuara Kutscher, 62, só lamentaram a quantidade de lixo nas ruas. “Lamentável. Muita propaganda de candidatos no chão. Mas o acesso para a nossa seção foi tranquilo e com os protocolos de prevenção funcionando.” O lixo eleitoral foi, de novo, uma situação em vista em colégios de vários bairros, como no Centro, Morro do Espelho, Rio Branco, São Borja, Feitoria e Rio dos Sinos, por exemplo.

Convocação e ajustes

Na Escola Municipal Franz Louis Weinmann, Isadora Schafer, 19, além de votar, trabalha no pleito como secretaria de seção. “Votei bem cedinho e atendi a convocação da Justiça Eleitoral. Minha primeira convocação. Acho todo o processo essencial.” Denise Schlusen, administradora do prédio, conta que foi necessário ajustar algumas seções por conta da distribuição de urnas, mas sem transtornos. “Aqui faltou um presidente de mesa, mas logo foi substituído pelo primeiro secretário.”

Movimento de fiscais

Na frente dos colégios eleitorais, vários fiscais dos partidos acompanham toda a movimentação. Dentro das escolas somente quem irá votar e conforme o andamento da seção. Logo, a fila em alguns pontos fica na rua. A área do Cartório Eleitoral, conta com reforço na segurança. Além de isolamento para o trânsito, uma Base Móvel Comunitária da Brigada Militar está posicionada no local.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual