Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Especial Coronavírus No Brasil

Cancelar cultos ou não? Veja como algumas igrejas estão lidando com o coronavírus

No início da semana, o bispo Edir Macedo afirmou em vídeo que o vírus 'não é tão grave quanto se imagina'.

Publicado em: 18.03.2020 às 11:07 Última atualização: 18.03.2020 às 11:28

O Bispo Edir Macedo é o fundador e líder da Igreja Universal do Reino de Deus Foto: Edir Macedo-Facebook / Reprodução

Diferentes visões e posicionamentos quanto ao coronavírus. Embora se tenha consciência da gravidade do coronavírus e dos riscos à população, muita gente se coloca contra a nocividade da pandemia que assola não só o Brasil, como o mundo. Existem alegações de que a situação não passa de alarmismo. Aqui na região, a Paróquia de Portão cancelou a festa em honra a São José, por conta do coronavírus. Desde o domingo (15), por exemplo, fiéis questionam a veracidade da Covid-19, por conta de um vídeo postado em uma rede social pelo bispo Edir Macedo, líder da Igreja neopentecostal Universal do Reino de Deus, em que ele fala que o vírus 'não é tão grave quanto se imagina'. Além disso, ele pede que os fiéis não leiam notícias sobre o coronavírus.

Clique aqui e veja todas as nossas notícias sobre coronavírus

No início do vídeo, o bispo relata que traz boas notícias sobre a doença e que não há motivos para se apavorar. “Meu amigo e minha amiga, não se preocupe com o coronavírus. Porque essa é a tática, ou mais uma tática, de Satanás. Satanás trabalha com o medo, o pavor. Trabalha com a dúvida. E quando as pessoas ficam apavoradas, com medo, em dúvida, as pessoas ficam fracas, débeis e suscetíveis”, diz Macedo no vídeo que circula na rede social. Antes das orações, água, sabão e álcool gel são distribuídos a todos os fiéis na entrada da sessão. 

Posicionamento de outras neopentecostais

Nos últimos dias, além de Macedo, outros lídeires evangélicos se manifestaram. O pastor Silas Malafaia, por exemplo, também mostrou resistência. Ele afirmou em um culto que não fechará sua igreja, a Vitória em Cristo, por causa da pandemia. "Não vou fechar igreja coisíssima nenhuma. Se amanhã os governos disserem que vão impedir transporte público, fechar mercados, fechar todas as lojas. Como pastor, acredito que a igreja tem que ser o último reduto de esperança para o povo. Se fechar tudo, numa medida drástica, a igreja precisa estar de porta aberta."

Já o missionário R.R Soares, da Graça de Deus, afirmou que a população 'não precisa ter medo de jeito algum' do coronavírus."Já houve outras ameaças no meio da humanidade. A profecia, lá no Apocalipse, diz que vai chegar um tempo em que uma terça parte das pessoas vai morrer. Mas ainda não estamos nessa época, não estamos na época de ganhar as almas para Jesus", afirmou.

Seguem os cultos

Outras grandes igrejas evangélicas do Brasil, como a Sara Nossa Terra, Mundial do Poder de Deus e a Renascer em Cristo também adotaram a medida de prosseguir com os cultos.

Posição da Igreja Adventista

A prevenção se estrutura em orientação e cuidados com o coronavírus. Assim, a Igreja Adventista do Sétimo Dia na América do Sul reconhece que a situação exige ações de prevenção nos templos, escolas, sedes administrativas e outras instituições.

Em sintonia com as decisões e orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e das autoridades governamentais, recomenda-se que portadores de doenças crônicas como diabetes, enfermidades cardiorrespiratórias ou que apresentam sintomas de gripe, bem como pessoas acima de 60 anos de idade, devem evitar ir aos cultos públicos nos próximos dias. Além disso, é essencial que participem de campanhas de vacinação.

Também, dentre as recomendações de prevenção a Igreja Adventista atesta que nas reuniões realizadas nos templos, Pequenos Grupos e em outros programas oficiais, devem ser evitados cumprimentos por meio de contato físico, o que inclui equipes de recepção e despedida dos cultos. Cada sede administrativa avaliará a necessidade de suspender ou não atividades.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.