Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Especial Coronavírus Educação

Tchau sem abraço e aperto de mão nas escolas estaduais

Rede estadual não tem aulas a partir desta quinta-feira (19) e estudantes se despediram de colegas e professores sem contato físico para evitar contágio

Por Bruna Matana
Publicado em: 19.03.2020 às 05:00 Última atualização: 19.03.2020 às 08:42

Estudantes do Colégio Estadual Vila Becker se despendem do professor Louzado Foto: Carlos Rissotto/GES-Especial

O dia foi de despedida nas escolas da rede estadual ontem. A partir de hoje, os estudantes realizarão atividades em casa, em decorrência da pandemia de coronavírus. As aulas presenciais foram suspensas por um período de 15 dias, conforme o decreto 55.118 do governador do Estado, Eduardo Leite. A medida objetiva conter a disseminação do novo coronavírus no Rio Grande do Sul. As aulas estão previstas para retornarem no dia 3 de abril.

A rede municipal de ensino para na segunda-feira, dia 23. O Sindicato do Ensino Privado do Rio Grande do Sul (Sinepe/RS) orientou a suspensão das aulas pelas instituições de ensino privado, também a partir de hoje, seguindo as recomendações do governo.

No Colégio Vila Becker, no bairro Operário, na manhã de ontem, os alunos receberam informações da orientadora educacional Fátima Mathias. "Eles vão seguir com as atividades à distância. Muitos já não vieram na segunda-feira. As salas estão vazias", salienta.

Com "tchaus" de longe, os estudantes se despediram do professor de geografia Jorge Luiz Louzado, de 66 anos. A aluna do 1º ano Eduarda Rosa, 16, diz que acha importante a medida. "Minha avó tem 85 anos, por isso, não quero ser transmissora da doença. Vou ficar em casa, evitando aglomerações".

O estudante Cauã Camargo, 15, também ressalta que apoia a medida, mas que está preocupado com seus avós, que moram próximo. "Não terei aula, mas trabalho como jovem aprendiz, e não ganhei dispensa no trabalho. Pego ônibus e acho perigoso", salienta.

Já o estudante Alerrandro da Silva, 15, ressalta que está mantendo hábitos de higiene e evitando ir a lugares com muitas pessoas, como shoppings.

Seduc

O atendimento da Seduc, das Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) e das equipes diretivas das escolas irá funcionar no horário normal em regime de revezamento dos servidores.

Aulas canceladas

Na manhã desta quarta-feira (18), o presidente da Associação dos Municípios do Vale do Rio do Sinos (Amvars) e prefeito de Campo Bom, Luciano Orsi, e a vice-presidente e prefeita de Dois Irmãos, Tânia Terezinha da Silva, se reuniram com os prefeitos ligados à associação, em uma webconferência, a fim de decidir sobre o futuro das aulas na rede municipal. Decidiram pelo cancelamento as prefeituras de Campo Bom, Dois Irmãos, Ivoti, Lindolfo Collor, Morro Reuter, Presidente Lucena e Sapiranga. Nova Hartz e Araricá mantêm suas aulas. Novo Hamburgo, São Leopoldo e Estância Velha já haviam decidido no início da semana pelo cancelamento.

Medidas do Governo

Entre as principais medidas do plano de ações estabelecido pelo Estado para o período estão: a manutenção das atividades docentes através do teletrabalho; a permanência dos serviços administrativos inerentes à atividade da gestão escolar; a disponibilização da merenda; a elaboração das chamadas Aulas Programadas até o dia 2 de abril, onde o desenvolvimento pedagógico dos estudantes deve ocorrer à distância contando como carga horária; e o prosseguimento das formações continuadas dos professores através de um curso on-line no portal da Secretaria da Educação.

 

Aulas programadas e formação de docentes

As aulas programadas são atividades escolares, presenciais ou não, previamente elaboradas com base em objetos de conhecimentos já abordados em sala, compreendendo um conjunto de aulas a serem cumpridas pelos estudantes e seus respectivos professores. A entrega das atividades dos alunos será feita a partir do dia 3 de abril. Durante o período da interrupção das aulas, os professores receberão o material de estudo da formação continuada pelas Coordenadorias Regionais de Educação. Os educadores deverão participar de um curso obrigatório através do Portal da Secretaria da Educação a partir do dia 20.

 

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.