Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Especial Coronavírus Coronavírus

'É questão de horas' para Novo Hamburgo ter um caso confirmado, afirma Prefeita

Em entrevsita a Rádio ABC, Fatima Daudt disse ainda que o Município e a Feevale devem firmar parceria para realização de exames para Covid-19

Publicado em: 19.03.2020 às 09:59 Última atualização: 19.03.2020 às 10:21

Fatima Daudt, prefeita de Novo Hamburgo Foto: Inezio Machado/GES
Até o momento, Novo Hamburgo tem 16 casos suspeitos de coronavírus, mas nenhum confirmado. Situação que pode mudar nas próximas horas, de acordo com avaliação da Prefeitua Fatima Daudt, em entrevista ao programa Ponto e Contraponto da Rádio ABC, na manhã desta quinta-feira (19). "É uma questão de horas porque o laboratório do Estado (Lacen) está sobrecarregado, eles não estão conseguindo enviar os resultados do exames rapidamente para os municípios", afirmou Fatima.

Leia todas as notícias sobre coronavírus

A prefeita destacou que foi considerando este motivo, entre outras razões, para que Prefeitura decretasse situação de emergência na cidade. "Isso (decreto) nos dá agilidade, inclusive, para a gente adquirir os insumos para combater o coronavírus", destacou a prefeita.

Escute, na íntegra, a entrevista da Prefeita

Para agilizar os resultados dos exames de pacientes suspeitos, a Prefeitura também deverá firmar parceria com a Universidade Feevale para a realização de laudos. "O Município comprará os kits e, a Universidade, coloca os laboratórios e profissionais a nossa disposição", afirmou Fatima, destacando que os resultados da Feevale não exigirão contraprova por estarem habilitados. Ainda não há data para início da parceria. 

Fatima destacou, ainda, que "não é momento para alarmismo, mas é momento para respeito". "É um momento em que todos nós devemos estar consciente de que este vírus é altamente contagioso. Ele não tem a letadlidade de outros vírus, no entanto, ele pode sim causar mortes em que pessoas que têm algum tipo de problema. Nós vamos chegar no isolamenteo social (quarentena), então é importante que as pessoas se preparem para isso. Nós estamos aprendendo com o resto do mundo. E nós sabemos que a única forma de acharmos para a curva dessa é com isolamento social", alerta Fatima. 

O que diz o decreto

Com o decreto, estão proibidas as aglomerações de pessoas, o funcionamento de academias, centros de treinamento e cinemas. Restaurantes deverão operar com 50% da capacidade. Também estão suspensas atividades como visitações a parques, casas de cultura e atividades em organizações não governamentais (ONGs) e associações comunitárias, cultos religiosos, festas e bailes e as atividades nos estabelecimentos de teatros, museus, centros culturais e bibliotecas.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.