Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Especial Coronavírus Covid-19

Segundo caso de coronavírus em Campo Bom teve contato com colegas de trabalho e família

Secretária de Saúde de Campo Bom, Suzana Ambros Pereira, afirma que hoje serão acionados os municípios das pessoas que tiveram contato com o homem, de 52 anos

Publicado em: 19.03.2020 às 09:57 Última atualização: 19.03.2020 às 15:45

O segundo caso de coronavírus confirmado ontem em Campo Bom, um homem, de 52 anos, teve contato com colegas de trabalho e família nos últimos dias. Em entrevista à Rádio ABC na manhã desta quinta-feira (19), a secretária de Saúde de Campo Bom, Suzana Ambros Pereira, diz que na residência da vítima, quatro pessoas são monitoradas diariamente. Hoje, serão realizados os contatos com as vigilâncias dos municípios – que não foram informados por Suzana – onde moram as outras pessoas que estiveram em contato com o homem.

A vítima notou os sintomas após viagem a trabalho para a Europa. Procurou atendimento em um serviço privado de Novo Hamburgo no sábado, onde não foi feita coleta por ter poucos kits à disposição, afirma a secretária. "Fiquei sabendo e orientei que, na segunda, iríamos na casa dele coletar. Ele ainda estava com tosse e teve febre no domingo."

Clique aqui e veja todas as notícias sobre o novo coronavírus

Isolamento

Apesar de estar assintomático desde terça-feira, o homem deve permanecer em quarentena (14 dias) em isolamento. Os familiares que moram com ele foram orientados a permanecer em casa por até 7 dias. Caso não apresentem sintomas, serão liberados, pois o período de incubação é de 2 a 7 dias.

'Não subestimem o vírus'

A secretária, que também é médica, pede que as pessoas não subestimem o vírus. "A gente tem que acreditar no que a Ciência está colocando para nós, no que o mundo está mostrando, da Itália, com 425 mortos em um dia."

Ela ainda ressalta que o avanço do coronavírus não é alarmismo e que a população não deve entrar em pânico. "Mas cada um tem que fazer a sua parte. Uma delas é ficar em casa, diminuir a circulação. Assim, o vírus vai diminuir e vai enfraquecendo. Então, quanto antes a gente conseguir este resultado, mais cedo poderemos nos livrar disso tudo", alerta.

Ouça a entrevista

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.