Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Especial Coronavírus Saúde

Centro de Triagem ao coronavírus de Novo Hamburgo atendeu mais de 90 pessoas desde sexta

Número foi contabilizado até as 18 horas desta segunda-feira (23)

Publicado em: 23.03.2020 às 20:28 Última atualização: 23.03.2020 às 21:01

Centro de Triagem recebe pacientes desde a noite de sexta-feira Foto: Prefeitura de Novo Hamburgo/Divulgação
O Centro de Triagem ao Coronavírus em Novo Hamburgo, que está operando desde a noite da última sexta-feira (20), já atendeu 92 hamburguenses. O número foi contabilizado até as 18 horas desta segunda-feira (23). Conforme o boletim divulgado pela Prefeitura, quatro pacientes estão internados, um deles em UTI. Uma pessoa está em observação e 87 estão em isolamento domiciliar.

Clique aqui e veja todas as nossas notícias sobre o novo coronavírus

A prefeita de Novo Hamburgo, Fátima Daudt, e o diretor da Fundação de Saúde de Novo Hamburgo, Ráfaga Fontoura, apresentaram hoje detalhes do funcionamento do espaço. Ele é destinado exclusivamente ao atendimento de moradores de Novo Hamburgo. “Este centro é um dos primeiros no Estado a entrar em funcionamento, o que demonstra que toda a equipe está trabalhando com muita habilidade e rapidez nesta questão”, destaca Fátima.

O centro está completamente isolado e ninguém, além de pacientes e profissionais diretamente ligados ao serviço, estão autorizados a circular no local, inclusive na rua que dá acesso a ele. 


Exclusivo para Novo Hamburgo

O Centro de Triagem não é referência para o Estado, mas sim um atendimento municipal exclusivo para Novo Hamburgo, conforme a prefeita e o diretor. A referência para o Estado, que vai utilizar todos os equipamentos que forem recebidos pelo Governo, é de UTI, regulado pela Central de Leitos do Estado, explicas os gestores.

Como funciona

Prefeita Fátima Daudt e diretor da FSNH, Ráfaga Fontoura, explicam o funcionamento da estrutura Foto: Prefeitura de Novo Hamburgo/Divulgação
O paciente é encaminhado ao Centro de Triagem pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Unidades de Saúde da Família (USFs) ou Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). No Centro de Triagem, o paciente recebe o encaminhamento conforme sua condição. “O paciente será destinado a um médico, dentro do consultório. Lá ele vai fazer todos os exames. A partir disso, ele pode enviar o paciente para casa, para isolamento, o que é natural, tranquilo e em mais de 80% dos casos é feito”, pontua o diretor da FSNH. Se houver instabilidade e for caso de internação, o paciente vai para uma ala específica do Hospital Municipal ou UTI, que também estão isolados.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.