Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Especial Coronavírus 1º caso

Hamburguense diagnosticada com coronavírus atua na rede municipal de Saúde

Prefeita Fatima Daudt confirmou que a profissional, uma mulher de 35 anos, trabalha na UPA Centro

Por João Victor Torres
Publicado em: 29.03.2020 às 15:20 Última atualização: 29.03.2020 às 21:25

Após a confirmação do primeiro caso de coronavírus em Novo Hamburgo, a prefeita Fatima Daudt fez uma transmissão ao vivo em sua página oficial no Facebook na tarde deste domingo (29). A paciente infectada é uma profissional da rede municipal de saúde do Município e, conforme a chefe do Executivo, atua na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Centro, como técnica em enfermagem. A mulher de 35 anos está em isolamento domiciliar e é acompanhada diariamente.

A técnica teria apresentado sintomas gripais e, por conta disso, foi coletado o exame. Além disso, imediatamente acabou encaminhada para quarentena. Segundo a prefeitura, o vírus foi contraído na cidade, o que se configura numa transmissão comunitária. Apesar disso, não há como precisar neste momento, se ela contraiu no ambiente de trabalho ou em casa. 

Fatima ressaltou que, atualmente, a Prefeitura está numa “batalha para compra de EPIs (equipamentos de proteção individual”. O teste foi feito na última terça-feira, 24 de março, tendo o resultado divulgado pelo Laboratório Central do Estado (Lacen) no fim de semana. A prefeita comentou que, em conversa com a secretária estadual de Saúde Arita Bergmann, neste domingo, lembraram que Novo Hamburgo foi “a primeira cidade do Rio Grande do Sul a realizar treinamento com seus profissionais de saúde”.

CONTEÚDO ABERTO | Leia todas as notícias sobre coronavírus

A chefe do Executivo, fez um apelo à população para auxiliar o Executivo na fiscalização e cumprimento do decreto que restringe parte das atividades do Município, especialmente comerciais. “Peço que nos ajudem. Não tem sido fácil o trabalho que está sendo feito. Vamos manter o decreto, porque estamos em fase de implementação de mais ajuda e estrutura para receber os pacientes da Covid-19. É muito difícil quando tu sabes que deve ter o cuidado e a responsabilidade de todos os cidadãos”, afirmou Fatima, ao dizer que manterá as deliberações adotadas até o dia 6 de abril.

Depois deste vencer período fará uma nova avaliação com sua equipe e que manterá o monitoramento diário das informações sobre o contágio, bem como a respeito do avanço da pandemia no território municipal.

A prefeita Fatima Daudt também voltou a pedir para que os hamburguenses permaneçam em casa e evitem sair às ruas. “Não trabalhamos com base em 'achódromos'. Trabalhamos com base em evidências científicas. Sabemos que a economia será afetada, mas também será no mundo todo”, complementou.

Acompanhe a falada da prefeita Fátima Daudt


Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.