Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Especial Coronavírus Coronavoucher

Tudo que você precisa saber sobre o saque do auxílio de R$ 600

Aplicativos para IOS e Android, bem como site especial, foram lançados pelo governo para o auxílio emergencial que começa a ser depositado quinta-feira

Por Débora Ertel
Publicado em: 08.04.2020 às 08:05 Última atualização: 08.04.2020 às 09:17

Mequias Ramon de Brito relata dificuldade ao baixar e se cadastrar no aplicativo Foto: João Víctor Torres/GES-Especial
Nesta terça-feira, dia 7, a Caixa Econômica Federal liberou o cadastro, por meio de aplicativo de celular e site, para o auxílio emergencial de 600 reais para trabalhadores informais, autônomos e microempreendedores individuais (MEI). Esperados por milhões de brasileiros, os apps para Android e IOS podem ser baixados gratuitamente, sem que o beneficiário tenha crédito no celular.

Devem ser favorecidos com a medida 50 milhões de brasileiros, totalizando o valor de R$ 98 bilhões que será pago pelos próximos 45 dias, dividido em três parcelas. E logo que foi liberado, milhares já tentaram acessar. Tanto é que algumas pessoas encontraram dificuldades, como Mequias Ramon de Brito, morador de Novo Hamburgo.

CONTEÚDO ABERTO | Leia todas as matérias sobre coronavírus

Pagamentos

Os primeiros pagamentos devem ser realizados nesta quinta-feira, dia 9, para quem é correntista do Banco do Brasil e quem tem poupança na Caixa Econômica Federal. Os demais depósitos da primeira parcela estão previstos até dia 14 de abril. O calendário foi detalhado ontem em entrevista coletiva pelo ministro da Cidadania, Onix Lorenzoni, o presidente da Caixa, Pedro Guimarães, e o presidente do Dataprev, Gustavo Canuto.

Segundo Lorenzoni, só precisa fazer o cadastro quem é MEI, contribuinte individual ou trabalhador informal. Quem está no Bolsa Família ou qualquer outro programa social do governo, não deve fazer este cadastro. "Cada CPF só pode ter um benefício", informou.

Conforme o ministro, foi realizado um acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e o benefício será depositado na conta de quem trabalha com outros bancos sem custo algum. Esse dinheiro é protegido e não pode ser utilizado para quitar débitos anteriores. "Não haverá nenhum débito deste recurso, pois é um auxílio emergencial, que é para o sustento da pessoa", garantiu Lorenzoni.

Aplicativos e site da Caixa

Ontem, usuários encontraram dificuldades no acesso. No celular de Mequias apareceu a mensagem de que o aplicativo está sendo preparado - como podemos ver ao lado. Os aplicativos disponíveis como CAIXA|Auxílio Emergencial foram desenvolvidos pelo banco. Há ainda o site auxilio.caixa.gov.br.

Acesse os links

Clique aqui para fazer a inscrição pelo site

Pelo celular 

Clique aqui para baixar o aplicativo para celulares Android

Clique aqui para baixar o aplicativo para iOS (celulares Apple)

Mais de 50 tentativas sem sucesso

No Paranhana, moradores também encontraram dificuldades. Em Taquara, a dona de casa Tailaine Cristina Oliveira de Fraga, 31, disse que já havia tentado fazer o cadastro mais de 50 vezes até o meio da tarde de ontem. "Sempre diz que meus dados estão errados, mas está tudo certo", comentou.

Primeiro dia de dificuldades no acesso

A adesão da população foi imediata, assim que o acesso foi liberado, e até as 10h30 de ontem cerca de 7 milhões de pessoas já haviam feito o cadastramento. O resultado de tanta procura foi que o site da Caixa e o aplicativo apresentaram instabilidade durante todo o dia e muita gente não conseguiu fazer o cadastro.

Este foi o caso do servente Mequias Ramon de Brito, 18 anos. Enquanto seu irmão conseguiu baixar o app e preencher os dados, o cadastro de Brito ficou incompleto, trancando sempre no preenchimento do celular. "Estou com o aluguel atrasado e parei de trabalhar há quase um mês. Desde as 8 horas estou tentando me cadastrar", disse. Já a diarista Cleidimara Ribeiro, 36, de São Leopoldo, não conseguiu baixar o aplicativo direto da Play Store, mas por meio de um link que indicava o aplicativo. Depois da instalação, demorou duas horas para completar o cadastro porque demorava para carregar as informações.

Em dinheiro

A liberação do dinheiro em espécie será por escalonamento. Não será possível que todos os beneficiados se dirijam pessoalmente ao banco para sacar o dinheiro ao mesmo tempo. No entanto, ele estará disponível na conta de todos os beneficiados até dia 14 de abril, de modo que as pessoas já possam pagar contas ou fazer transferências na plataforma digital.

Conforme o presidente da Caixa, Pedro Guimarães, o governo vai divulgar um cronograma avisando os beneficiados de quando eles poderão se dirigir ao banco para sacar, no caso das pessoas que precisam ter o dinheiro em mãos. "Não tem como 50 milhões de pessoas receberem o dinheiro ao mesmo tempo. Será um colapso no sistema financeiro. Também precisamos equilibrar economia com saúde, pois não queremos 50 milhões de pessoas nas agências bancárias."

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.