Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Especial Coronavírus São Leopoldo

São Leopoldo cria Comitê Emergencial pela Cultura em prol de artistas da cidade

Mais de 50 kits alimentares serão distribuídos na próxima semana para os artistas que já se encontrem em mais vulnerabilidade durante a crise

Por Alecs Dall'Olmo
Publicado em: 08.04.2020 às 12:49 Última atualização: 08.04.2020 às 13:50

Até a última semana 64 pessoas se cadastraram, respondendo sobre apresentações canceladas, valores e formas de rendimentos, tipos de atuação, urgências e sugestões. Foto: Reprodução
Está em andamento um cadastro de artistas com o objetivo de organizar demandas e solicitar a adoção de medidas para amenizar o impacto causado pela pandemia no setor. Para isso foi criado o Comitê Emergencial pela Cultura, que é formado por artistas das mais variadas linguagens. Conforme Cátia Cylene, que está na divulgação e na coordenação do Comitê, até a última semana 64 pessoas se cadastraram, respondendo sobre apresentações canceladas, valores e formas de rendimentos, tipos de atuação, urgências e sugestões.

"O Comitê é um coletivo para buscar alternativas para contornar a situação. A partir do cadastro podemos identificar como está a situação e o que pode ser feito", destaca ela, lembrando que no fim de semana ocorreu um reunião virtual com o prefeito Ary Vanazzi e com o secretário de Cultura e Relações Internacionais, Pedro Vasconcellos. Nesta semana, Vasconcellos confirmou que foram definidas medidas para atender às solicitações dos artistas. Com base nos dados coletados, mais de 50 kits alimentares serão distribuídos na próxima semana para os artistas que já se encontrem em mais vulnerabilidade durante a crise.

Também será elaborada uma proposta em conjunto com o Serviço Municipal de Água e Esgotos (Semae) para beneficiar os artistas online através do projeto Circuito Ambiental e Cultural do Semae. Vasconcellos enfatiza ainda que a ideia é garantir apoio os artistas com cachês do projeto Sarau do Rio, onde receberão antecipadamente o cachê e só se apresentarão em eventos ao longo do ano, além da construção de um projeto para o Fundo de Apoio à Cultura (FAC). A equipe da Secretaria de Cultura, junto com o Comitê, deverá irá elaborar um projeto de R$ 250 mil na tentativa de acessar recursos estaduais que contemplem os artistas de São Leopoldo.

Campanha Fique em Casa

Entre as medidas está prevista a criação da campanha online “Fique em Casa” nas redes sociais onde serão feitos vídeos e outras produções com a intenção de dar visibilidade aos artistas da cidade e suas ações culturais, assim como de contribuir para o cenário cultural atual.

Para fazer o cadastro

Para acompanhar as ações basta acessar Comitê Emergencial pela Cultura-São Leopoldo, no Facebook. No espaço há ações em andamento e informações, além de destaque para artistas, como de Luis Brasil. E reforço sobre a importância do isolamento.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.