Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Especial Coronavírus Curiosidade

Com isolamento social é possível detectar sinais de pequenos tremores de terra

Constatação é do Centro de Sismologia de Canela sobre possíveis tremores que venham a ocorrer muito próximos a estação e que, antes, ficariam totalmente escondidos no ruído

Publicado em: 09.04.2020 às 14:52 Última atualização: 09.04.2020 às 15:00

Gráfico mostra a movimentação desde o decreto municipal para o isolamento social Foto: Reprodução
A Rede Sismográfica Brasileira constatou a diminuição do "ruído sísmico" durante o isolamento social devido a pandemia da Covid-19 em Canela, na Serra Gaúcha, após diversas constatações do tipo pelo mundo.

CONTEÚDO LIBERADO | Leia aqui todas as notícias sobre o coronavírus

Os cientistas responsáveis analisaram os dados da estação CNLB (Canela/RS), que faz parte da Rede Sismográfica Brasileira, para comprovar essa diminuição de ruído. Observaram (veja o gráfico) que os níveis de ruído caíram após o decreto do confinamento, ocorrido no dia 20 de março pela Prefeitura de Canela. Essa queda chega a quase 50% em relação aos valores das semanas anteriores, e é um número significativo, principalmente para os estudos científicos.

Com menos ruído, os sismógrafos podem "escutar" melhor os dados que realmente são relevantes para os estudos do interior da Terra, como os terremotos, o vulcanismo, etc. Uma crosta terrestre mais "quieta" (com menor quantidade de ruído gerado pelo homem) pode fornecer dados que antes seriam mais difíceis de perceber.

No caso da estação localizada em Canela, com a redução do nível de ruído, será possível detectar sinais de pequenos tremores de terra que venham a ocorrer muito próximos a estação e que antes ficariam  totalmente escondidos no ruído.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.