O anúncio do pagamento do Auxílio Emergencial pela Caixa Econômica Federal provocou reflexo na Receita Federal. Desde quarta-feira (8), formam-se filas na frente do prédio da Receita em Novo Hamburgo, de pessoas que, ao se cadastrarem para receber o benefício do governo federal tiveram problemas envolvendo o CPF, e também outras incompatibilidades. Ontem, a fila era grande e a entrada no prédio era controlada para evirar aglomerações. Nesta quinta-feira (9), o movimento de pessoas continua.
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A dona de casa, que antes trabalhava como cozinheira, Márcia Andrades Scheffer, 44 anos, foi para a fila nesta manhã. Ela até pensou que a fila estaria maior, pelo que tinha visto na televisão, mas surpreendeu. "Aqui está pequena e anda rápido" comentou, enquanto aguardava o atendimento presencial. O pagamento do Auxílio Emergencial de R$ 600 começa nesta quinta-feira (9) em todo o Brasil. Por isso, espera-se que o movimento de pessoas permaneça tanto em busca de regularização de documentos, quanto de saques dos valores.
Embora houvesse filas, o delegado da Receita Federal em Novo Hamburgo, Eduardo Godoy Correa, garantiu que não se formou aglomeração. As pessoas ficaram dispersas pela calçada e dentro da agência a entrada era controlada. A expectativa é de que hoje menos pessoas procurem o atendimento presencial. Godoy explica que o a Caixa vinculou o pagamento do Auxílio ao CPF, mas nem todos os problemas que ocorrem se devem ao documento.
O delegado da Receita pondera que alguns casos se devem ao próprio sistema da Caixa e outros fatores, como incompatibilidade de dados. "Por exemplo, o CPF vincula o nome da mãe, mas existem pessoas que não tem o nome da mãe registrado, então se busca esses dados no sistema aparece como um problema", exemplifica.
Para evitar que as pessoas saiam de casa, a 10ª Região da Receita Federal criou um endereço de e-mail específico para atendimento de questões relacionadas ao CPF: atendimentorfb.10@rfb.gov.br, em que deve ser indicado com assunto "CPF". É importante que o contribuinte informe um telefone para contato na solicitação, pois documentos complementares podem ser solicitados. Além disso, o telefone geral da unidade, o 3594-0700, está disponível para esclarecimento de dúvidas e de agendamentos.
Medida vigorará na 10ª RF enquanto perdurar o estado de emergência causado pelo Codiv-19 e tem o intuito de não prejudicar contribuintes que precisam regularizar seu CPF para obter auxílio emergência de renda.