Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Especial Coronavírus Rio Grande do Sul

Governador fala em 'sacrifício e renovação' em entrevista ao vivo sobre Covid-19

No feriado de páscoa, Eduardo Leite usou metáfora cristã para falar do momento vivido pelo Rio Grande do Sul em meio à pandemia do novo coronavírus; uma das decisões é redução de 30% de seu salário

Publicado em: 10.04.2020 às 10:58 Última atualização: 10.04.2020 às 12:15

"Que nós nos alimentemos de otimismo", diz Eduardo Leite Foto: Facebook

"Que nós nos alimentemos de otimismo", disse Eduardo Leite na manhã desta Sexta-feira Santa em transmissão ao vivo no Facebook. A entrevista aconteceu para atualizar informações sobre as medidas em relação ao novo coravírus. Uma das informações do Governador do Rio Grande do Sul foi uma "decisão pessoal tomada tendo em vista a diminuição de recolhimento no Estado", onde optou por reduzir 30% de sua remuneração por três meses e recomendou o mesmo para seus secretários. Ele disse que a decisão será formalizada com a Secretaria da Fazenda e aguarda adesão do secretariado.

"Isso não é por demagogia, mas a comunidade está pagando com um custo econômico. Estamos todos na mesma situação, e todos estamos em momento onde cada um pode fazer sua parte", explicou o Governador. Ele ainda disse que espera que, a partir de seu exemplo como autoridade pública, cada um possa fazer sua parte neste momento.

Metáforas cristãs

O Governador iniciou a transmissão ao vivo falando sobre a páscoa e o feriado da Sexta-feira Santa. Além de dizer, novamente, que o feriadão, embora seja costume, não é momento para passeios e viagens. Ele também falou que "sacrifício, renovação e renascimento" são palavras que devem inspirar neste momento. "Que nós nos alimentemos de otimismo", disse, ao relembrar o renascimento de Cristo.

Ele também desejou Feliz Páscoa para todos, e que as celebrações em família respeitem o distanciamento social e seja com cuidados. "Fiquem nas suas casas, reduzam a circulação, para que possamos evitar os novos contágios e evitar que percamos vidas por falta de estrutura e atendimento", disse.

Melhoria na distribuição de medicamentos

Eduardo Leite também deu destaque para mudanças na distribuições de medicamentos no Estado, tanto em relação ao coronavírus, quanto para outros pacientes. "75 medicamentos podem ser solicitados pela internet e isso vai diminuir 35% de pacientes em filas", explicou.

Agropecuária vai realizar testes

A última etapa da entrevista ao vivo serviu para responder perguntas. Ao ser questionado sobre uma suposta pet shop contratada para fazer exames de Covid-19. O Governador explicou que se trata de uma agropecuária localizada em Pelotas que, conforme regulado pela Anvisa, se mostrou apta a realizar os testes após laudo, vistoria e acompanhamento de servidores públicos ligados à vigilância sanitária.

"A secretaria de saúde buscou dezenas de laboratórios, entrou em contato com universidades e laboratórios no intuito de ampliar a quantidade de testes. Mas muitos responderam que, apesar de terem os equipamentos necessários, não têm os insumos. Esta agropecuária tem os equipamentos e também os insumo", disse. 

Ele também reforçou que toda contratação é feita com acompanhamento de servidores e tudo foi documentado com base na habilitação da Anvisa, que permite a testagem por empresas agropecuárias. "Estamos fazendo o máximo para ampliar os testes e acelerar diagnósticos. É importante testar e fazer exames, aumentar o número de exames. Tudo dentro do que a Anvisa estabelece e permite, está tudo regulamentado: equipamentos e insumos", disse Eduardo Leite.

"Interesse do governo é não pecar pela omissão", finalizou.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.