Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Especial Coronavírus Lugar para dormir

Campo Bom abre centro de acolhimento para moradores em situação de rua

A exemplo de outras cidades, iniciativa busca aliviar o drama de quem está ao relento em época de pandemia

Publicado em: 15.04.2020 às 03:00 Última atualização: 15.04.2020 às 10:30

Coordenadora geral da Assistência Social da Prefeitura de Campo Bom, Luciane Taufer, ajusta últimos detalhes do abrigo para moradores de rua montado no Centro Municipal de Educação Foto: Daniela Moraes/PMCB
Um lugar seguro, quentinho, com colchões, roupa de cama limpa, espaço para higiene e alimentação foi montado pela prefeitura de Campo Bom para acolher moradores em situação de rua. "A Administração Municipal está atenta a esse público que fica ainda mais vulnerável em tempos de pandemia de coronavírus e montou um abrigo em sistema pernoite no Centro Municipal de Educação (CME) para quem já está cadastrado no Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas)", informou nota oficial. A capacidade inicial é de receber 25 abrigados, mas há possibilidade de aumentar este número conforme a necessidade.

CONTEÚDO ABERTO | Leia todas as notícias sobre coronavírus

De acordo com levantamento da prefeitura, há cerca de 80 pessoas em situação de rua cadastradas no Creas. A coordenadora geral da Assistência Social da prefeitura de Campo Bom, Luciane Taufer, lembra que é uma população peculiar. "Adotamos a modalidade 'pernoite' porque acreditamos ser a mais adequada para esta população. É muito difícil termos essas pessoas em confinamento. Esse abrigo vai ser um espaço que será oferecido de forma provisória e surgiu em função da Covid-19", comenta.

Recepção

Todos os interessados em ocupar o local, que passou a operar na noite de terça-feira, serão recebidos por uma técnica de enfermagem que verificará os sinais vitais, se há febre ou outros sintomas. Casos que necessitem de atendimento mais especializado serão encaminhados para a rede de saúde. O abrigo funcionará 12 horas por dia, de segunda a segunda-feira, das 19 às 7 horas, sendo que não será permitida a permanência no espaço depois deste horário. Uma equipe de segurança estará no local que contará também com um educador social encarregado de realizar atividades socioeducativas. O espaço terá ainda cozinheira e auxiliar de limpeza, sendo que todo o trabalho estará sob a responsabilidade da coordenadora do Creas, Daniela Ortácio. Duas refeições serão oferecidas por dia: jantar e café da manhã.

Doações

Parte dos itens fornecidos no local resulta de doações e Luciane Teufer pede à comunidade que continue colaborando com itens como toalhas de banho e materiais de higiene, como sabonete, xampu, desodorante, aparelhos de barbear descartáveis, escova e pasta de dente. A entrega pode ser feita no setor de Assistência Social, no subsolo da prefeitura de Campo Bom (Avenida Independência, 800), das 8 horas ao meio-dia e das 13 horas às 18h30. "A solidariedade da comunidade tem nos ajudado em muitas ações", reforça.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.