Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Especial Coronavírus Até o dia 30

Decreto de distanciamento social é prorrogado pelo governador por 15 dias

Determinação de Eduardo Leite estabelece um novo prazo para as medidas: 30 de abril

Por Matheus Beck
Publicado em: 15.04.2020 às 16:54 Última atualização: 15.04.2020 às 20:24

Leite apresenta mapa de movimentação de pessoas: ferramenta de localização é importante para adoção de medidas contra a Covid-19 Foto: Felipe Dalla Valle / Palácio Piratini
Após referenciar os dados do Ministério da Saúde e pesquisa da UFPEL, o governador Eduardo Leite, durante transmissão ao vivo na tarde desta quarta-feira (15), anunciou prorrogação do decreto gaúcho. O modelo de distanciamento social controlado deve permanecer até o dia 30 de abril. A medida se aplica às regiões metropolitanas de Porto Alegre e da Serra. As localidades abrigam as maiores incidências de casos de covid-19. Clique aqui e confira a lista dos municípios onde as restrições seguem valendo até o fim do mês.

CONTEÚDO ABERTO | Leia todos os conteúdos sobre coronavírus

O governador, no entanto, não descartou a possibilidade do encurtamento da orientação, caso os casos desacelerem no solo gaúcho. Os municípios que não se encaixam nestas duas região, poderão editar os decretos locais para, entre outras coisas, retomar o funcionamento do comércio. Para tal, porém, serão exigidos os cumprimentos das orientações de higiene e demais normativas.

As novas regras de distanciamento social seraão publicadas em novo decreto ainda na noite desta quarta-feira (15), ou no mais tardar na manhã desta quinta-feira (16). "Não temos como apresentar informações para relaxarmos as restrições. Vamos prorrogar o decreto aos municípios gaúchos até 30 de abril. Estamos preparando o Estado para entrar numa nova fase do modelo de distanciamento controlado", afirmou Eduardo Leite em seu pronunciamento.

Com a determinação do governo estadual, o decreto continuará valendo para cidades que fazem parte da região metropolitana de Porto Alegre, que são: Alvorada, Araricá, Arroio dos Ratos, Cachoeirinha, Campo Bom, Canoas, Capela de Santana, Charqueadas, Dois Irmãos, Eldorado do Sul, Estância Velha, Esteio, Glorinha, Gravataí, Guaíba, Igrejinha, Ivoti, Montenegro, Nova Hartz, Nova Santa Rita, Novo Hamburgo, Parobé, Portão, Porto Alegre, Rolante, Santo Antônio da Patrulha, São Jerônimo, São Leopoldo, São Sebastião do Caí, Sapiranga, Sapucaia do Sul, Taquara, Triunfo e Viamão.

E na região metropolitana da Serra gaúcha estão: Antônio Prado, Bento Gonçalves, Carlos Barbosa, Caxias do Sul, Farroupilha, Flores da Cunha, Garibaldi, Ipê, Monte Belo do Sul, Nova Pádua, Pinto Bandeira, São Marcos, Santa Teresa e Nova Roma do Sul.

Conforme Eduardo Leite, com o trabalho desenvolvido pelo Estado se espera um achatamento da curva do coronavírus. "Não é possível descansar e cruzar os braços para daqui pra frente, fomos advertidos pela ciência sobre as incertezas do vírus e seu avanço sinuoso. É algo desconhecido e de certezas provisórias, por isso estamos analisando os dados para definir as ações. O Estado faz a sua estratégia em poupar vidas. É uma doença altamente contagiosa, sem cura conhecida", enfatizou o governador.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.