Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Especial Coronavírus Prevenção

São Leopoldo disponibiliza testes para coronavírus em todas as unidades básicas de saúde

Testes são realizados das 8 horas ao meio-dia e das 13 às 17 horas

Publicado em: 15.04.2020 às 09:18 Última atualização: 15.04.2020 às 10:23

Pacientes que apresentem sintomas gripais como febre ou sensação febril, acompanhada de tosse ou dor de garganta, ou coriza, ou dificuldade respiratória devem buscar atendimento em um dos locais indicados para avaliação e realização de coleta de material para teste de coronavírus Foto: Gabriel Rodzinski/Prefeitura de Esteio
Buscando ampliar a capacidade de testagem da população diante da pandemia da Covid-19 a Prefeitura de São Leopoldo, através da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSAD), está disponibilizando testes para o novo coronavírus em todas as unidades básicas de saúde, das 8 horas ao meio-dia e das 13 às 17 horas. Pacientes que apresentem sintomas gripais como febre ou sensação febril, acompanhada de tosse ou dor de garganta, ou coriza, ou dificuldade respiratória devem buscar atendimento em um dos locais indicados para avaliação e realização de coleta de material para teste de coronavírus.

CONTEÚDO ABERTO | Leia todas as notícias sobre coronavírus

A coleta é feita por meio de um procedimento chamado swab, com utilização de um cotonete estéril que leva este nome. Geralmente, de acordo com a assessoria de imprensa da Prefeitura, o resultado é emitido  em dois dias pelo Laboratório da Feevale e de cinco a sete dias pelo  Laboratório Central do Estado (LACEN-RS), que fazem as análises. Além das unidades básicas os testes também são disponibilizados no Centro de Saúde da Feitoria, Centro Médico Capilé, UPA Zona Norte e Hospital Centenário.

Esteio firma contrato com Unisinos e laboratório para testes de Covid-19

Já em Esteio,  prefeitura assinou, na última segunda-feira (13), contrato com a Unisinos e com o laboratório Hemo Cord Clínica Médica para a realização de 500 testes de detecção do novo coronavírus (Covid-19). Conforme o documento, que prevê um investimento de R$ 5 mil, a universidade fornecerá equipamentos e profissionais e a clínica ficará responsável pelo serviço dos exames. As amostras serão coletadas pelas equipes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), procedimento adotado desde o início da epidemia.

O quantitativo deste contrato faz parte do plano da Administração Municipal de realizar 5 mil testes de Covid-19 entre a população de Esteio. A testagem em massa, anunciada na última quinta-feira (9), será destinada a todos moradores com sintomas de síndrome gripal (febre acima de 37,8 ºC, junto a tosse ou dor de garganta e dores no corpo). A coleta é agendada pela Secretaria da Saúde e o paciente deve aguardar em casa. Além do acordo com a Unisinos e a Hemo Cord, as análises de casos esteienses com suspeita de Covid-19 estão sendo feitas pela Universidade Feevale, através de parceria com a Prefeitura, e por um laboratório particular contratado com recursos doados por um grupo de empresários do Município.

A Administração Municipal conta, também, com os exames realizados pelo Laboratório Central do Estado (Lacen), que investiga situações de pacientes internados ou casos de suspeitas em profissionais das áreas da saúde e segurança.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.