Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Especial Coronavírus Pandemia

Abertura de comércio na região metropolitana depende da aprovação de municípios, diz Leite

Governador fez transmissão ao vivo na tarde desta sexta-feira (17)

Por Bruna Mattana
Publicado em: 17.04.2020 às 16:14 Última atualização: 17.04.2020 às 17:36

Foto por: Reprodução
Descrição da foto: Governador Eduardo Leite
O governador Eduardo Leite iniciou mais uma transmissão ao vivo, na tarde desta sexta-feira (17), reforçando as decisões recentes tomadas pelo Governo em relação ao decreto que estabelece as regras de funcionamento de diversas atividades no Estado. "Definimos, na quarta-feira, que os prefeitos, os municípios poderiam, e podem, estabelecer as suas condições de abertura do comércio". E complementou, "Está vedada pelo decreto estadual a abertura de comércio, a não ser que os prefeitos disponham, em contrário, justificando em seus decretos, o número de leitos, as referências que dispõem para internações, a realidade do número de  casos confirmados em cada município. A responsabilidade é dos prefeitos neste caso, de observar a situação local e portaria da Secretaria Estadual de Saúde". 

CONTEÚDO ABERTO | Leia todas as notícias sobre coronavírus

Conforme Leite, considerando que regiões metropolitanas tem um nível de interação entre as pessoas que extrapola as fronteiras do próprio município, o Governo definiu que elas deveriam seguir a mesma regra do Estado, vigente até então, de vedação do comércio. "Nós fizemos uma reconsideração sobre a Serra Gaúcha, não por recuo diante de pressões que tenham acontecido, mas por que houve, naquela situação, uma manifestação, por unanimidade, dos prefeitos que integram a região metropolitana da Serra Gaúcha, os 14 prefeitos manifestaram que dispensavam um tratamento uniforme para aqueles municípios".

Ele ressaltou, ainda, que não há nenhum óbito registrado nessas cidades, além de haver disponibilidade de leitos. "Isso não significa abertura total do comércio". Segundo o governador, a situação é bem diferente na região metropolitana de Porto Alegre, na qual há cerca de 40 municípios. "Temos mais de 60% dos casos de coronavírus na região metropolitana de Porto Alegre e uma relação de interdependência econômica muito mais clara. Estamos recebendo a manifestação de alguns prefeitos que integram essa região. O governo está aberto a ouvir os argumentos desses prefeitos, mas deve ser evidenciado por eles uma justificativa que terá que ser discutida, inclusive, com os demais municípios da região metropolitana de Porto Alegre, para que se venha tomar uma decisão diferente". 

Dez municípios da região que integram a Associação dos Municípios do Vale do Rio dos Sinos (Amvars) assinaram um ofício, solicitando ao governador do Estado, Eduardo Leite, maior sensibilidade e flexibilização na abertura dos comércios. A entrega do documento foi feita na tarde desta sexta.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.