Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Especial Coronavírus Prevenção

São Leopoldo deve publicar novo decreto na segunda-feira

O decreto provisório publicado na quarta-feira tem validade até segunda-feira, dia 20, quando um novo termo deve ser assinado pelo prefeito

Por Jean Peixoto
Publicado em: 17.04.2020 às 06:00 Última atualização: 17.04.2020 às 08:38

Fila em frente a banco no Centro de São Leopoldo Foto: Diego da Rosa/GES
Até o fim da tarde desta sexta-feira (17), o prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi, deve concluir um ciclo de, pelo menos, 16 reuniões com lideranças de entidades empresariais, sociais e comunitárias do Município. Os encontros têm como objetivo lapidar o novo decreto que deve ser publicado na próxima segunda-feira. A redação final deve ser fixada no sábado (18), ao final dos debates com a comunidade e com autoridades de Saúde.

Adequação

Vanazzi afirma que fará ajustes na regulamentação vigente no Município para equipará-la ao decreto publicado no Diário Oficial do Estado ontem, que prorroga até 30 de abril as medidas de restrição para atendimento ao público pelos estabelecimentos comerciais. "O nosso decreto atual é mais radical que o do governo do Estado, por isso vamos buscar esta adequação. Para isso, vamos valorizar as opiniões técnicas de quem atua na ponta, na área da Saúde", diz.

O prefeito reitera que as discussões com entidades e representações da sociedade civil têm como objetivo garantir o cumprimento das medidas sanitárias. Vanazzi sinaliza uma possível suavização das medidas de restrição no Município, mas deixa claro que tudo dependerá da colaboração da comunidade. "Queremos que as pessoas assumam as responsabilidades para o cumprimento do que iremos propor. De nada adianta investirmos em novos testes e em equipamentos se as pessoas não cumprirem as medidas do decreto. O que construirmos juntos para este novo decreto precisará ser cumprido. Seremos rigorosos", frisa.

Calamidade pública

Publicado em 19 de março, o Decreto 9.482 estabeleceu o estado de calamidade pública em São Leopoldo. O texto, que prevê o fechamento de casas noturnas, pubs, boates e demais atividades comerciais consideradas não essenciais, tinha validade até o dia 15, quando foi prorrogado até a próxima segunda-feira. Até a data, os estabelecimentos devem permanecer fechados. Algumas flexibilizações já foram realizadas neste decreto como a liberação de cultos religiosos - que, no princípio, eram proibidos - para até 30 pessoas, com dois metros de distância entre os fiéis.

Número de casos no Município aumenta

Na tarde de ontem, dois novos casos do novo coronavírus foram confirmados em São Leopoldo, aumentando para 19 o total de registros da doença no Município. Os novos pacientes são um homem de 47 anos, morador do bairro Santa Tereza, e um homem de 24 anos, morador do bairro Santos Dumont. O primeiro paciente foi confirmado pelo laboratório de análise Qualitá e já recebeu alta do Hospital Regina, de Novo Hamburgo. Seu estado de saúde é estável. O segundo, é um paciente assintomático que permanece em isolamento domiciliar e recebeu a confirmação do laboratório da Feevale.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.