O caminho para milhões de trabalhadores brasileiros que têm direito ao chamado coronavoucher de 600 reais passa por dois aplicativos da Caixa. Pelo chamado Caixa Auxílio Emergencial e o Caixa Tem. É por meio desses dois apps que é possível se inscrever, receber e transferir o dinheiro pago pelo governo federal a pessoas que tiveram a renda comprometida durante a pandemia.
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Beneficiários do Bolsa Família e inscritos no CadÚnico, que têm conta em bancos, não precisam usar nenhum dos dois aplicativos.
Mas afinal quando cada app deve ser usado?
Quem Bolsa Família ou estava inscrito no Cadastro Único até o dia 20 de março não precisou fazer cadastro neste app para pedir o auxílio.
Por este aplicativo, os usuários preenchem uma ficha com os dados pessoais e familiares. Essas informações são repassadas ao DataPrev (a empresa pública de tecnologia e informações da Previdência, que é vinculada ao Ministério da Economia).
Após o cadastro, o status do pedido passa a ser "Em análise" e, ao final da avaliação feita pela DataPrev e homologada pelo Ministério da Cidadania, o trabalhador saberá se o auxílio será ou não liberado.
Em caso positivo, o dinheiro é depositado na conta informada no cadastro. Em caso de ausência bancária, a Caixa cria uma conta poupança digital, onde deposita o dinheiro. E é nesta fase, que se faz necessário baixar o segundo aplicativo.
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O app funciona como se fosse a conta bancária do beneficiário. Ele pode fazer pagamentos e transferências para outras contas. É possível fazer até três transferências gratuitas por mês.
No aplicativo, ainda é possível acessar informações sobre benefícios e programas sociais, além de informações ao trabalhador como FGTS, Abono Salarial do PIS e Seguro-Desemprego.
Desde o início da semana, usuários, no entanto, têm relatado problemas para acessar o app Caixa Tem.
Os saques serão liberados aos poucos a partir de 27 de abril.
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Aplicativo Caixa Auxílio Emergencial foi criado para os trabalhadores pedirem o benefício dos R$ 600. Por este aplicativo, os usuários preenchem uma ficha com os dados pessoais e familiares. Essas informações são repassadas ao DataPrev (a empresa pública de tecnologia e informações da Previdência, que é vinculada ao Ministério da Economia).
Após o cadastro, o status do pedido passa a ser "Em análise" e, ao final da avaliação feita pela DataPrev e homologada pelo Ministério da Cidadania, o trabalhador saberá se o auxílio será ou não liberado.
Em caso positivo, o dinheiro é depositado na conta informada no cadastro. Em caso de ausência bancária, a Caixa cria uma conta poupança digital, onde deposita o dinheiro. E é nesta fase, que se faz necessário baixar o segundo aplicativo.
Aplicativo Caixa Tem é destinado aos brasileiros que não são clientes da Caixa e que não informaram conta bancária para receber os 600 reais.
O app funciona como se fosse a conta bancária do beneficiário. Ele pode fazer pagamentos e transferências para outras contas. É possível fazer até três transferências gratuitas por mês.
No aplicativo, ainda é possível acessar informações sobre benefícios e programas sociais, além de informações ao trabalhador como FGTS, Abono Salarial do PIS e Seguro-Desemprego.
Desde o início desta semana, usuários, no entanto, têm relatado problemas para acessar o aplicativo Caixa Tem.
Os saques serão liberados aos poucos a partir da próxima segunda-feira, dia de 27 de abril.