Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Especial Coronavírus Prevenção

Dez cidades da região já fazem uso obrigatório de máscaras; veja quais são

Municípios têm especificações diferentes; em Sapiranga, uso deve ocorrer em estabelecimentos e transporte público, já em Montenegro, medida vale também nas ruas

Por Juliana Flor
Publicado em: 23.04.2020 às 12:23 Última atualização: 23.04.2020 às 12:31

Patrícia da Silva, do Movimento Fashion, mostra máscaras que a loja distribui Foto: Susi Mello/GES-Especial
A partir desta quinta-feira (23), o uso de máscaras de proteção é obrigatório também em Sapiranga e Dois Irmãos, no Vale do Sinos, e em Montenegro, no Vale do Caí. Ontem, Nova Petrópolis colocou a medida em vigor. A obrigatoriedade também é feita em Campo Bom e Ivoti desde a semana passada.

Já em Novo Hamburgo, a prática é recomendada, mas não é obrigatória.

Sapiranga

Na manhã desta quinta-feira (23), a Prefeitura de Sapiranga lançou o Decreto Municipal nº 6919/2020 que exige o uso de máscaras. Com isso, fica estabelecido o uso obrigatório da proteção (inclusive as confeccionadas de forma caseira) em estabelecimentos comerciais, industriais e de serviços; instituições bancárias, financeiras e lotéricas; bem como no transporte público (coletivo ou individual de passageiros); missas, cultos e nas repartições públicas municipais.

Os estabelecimentos ficam responsáveis pelo controle do ingresso de pessoas devidamente paramentadas, assim como também as instituições religiosas ficam responsáveis para que o ingresso nos templos e cultos se dê apenas com a utilização do equipamento (máscara). Já o Município disponibilizará máscaras aos que quiserem acessar os ambientes públicos municipais e não dispuserem do equipamento obrigatório.

Segundo o boletim divulgado pela Secretaria Estadual da Saúde (SES) no final da manhã desta quinta-feira, a cidade tem sete casos da Covid-19 confirmados.

Montenegro

Montenegro que tem quatro casos confirmados de coronavírus determina uso da proteção em qualquer situação, tanto em ambientes públicos ou locais privados de circulação pública. Segundo orientações da Secretaria Municipal de Saúde, as máscaras podem ser de tecido ou TNT e as mesmas devem ser trocadas a cada duas horas ou quando estiverem molhadas.

Morro Reuter

Em Morro Reuter, é necessário o uso de máscaras para acesso aos estabelecimentos considerados como essenciais, como supermercados, mercados e farmácias, para acesso aos estabelecimentos comerciais autorizados e também para uso de táxi e transporte coletivo ou compartilhado de passageiros.

Pelo levantamento da SES, até esta quinta-feira, cidade não tem casos confirmados da doença.

Outras cidades

O uso de máscaras tem sido uma medida adotada por outras prefeituras da região desde a semana passada. Esteio é uma das cidades que estabeleceu as recomendações para toda a população. 

Já em São Leopoldo, o uso é obrigatório apenas no comércio, tanto para funcionários como clientes. O decreto foi assinado pelo prefeito na segunda-feira.

Em Canoasdesde quarta-feira (22), é obrigatório o uso de máscara no transporte público, por aplicativo e também taxistas. A determinação, via decreto municipal, proíbe o transporte de passageiros que não estiverem utilizando algum tipo de proteção para o rosto. A medida vale para passageiros e motoristas.

A prefeitura lembra que quem infringir a determinação está sujeito a uma pena, que vai de um mês a um ano de detenção e multa.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.