Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Especial Coronavírus Norte do Estado

Foco de coronavírus em Passo Fundo, frigorífico da JBS é interditado

Ao menos 20 funcionários já testaram positivo para a doença causada pelo novo coronavírus e dois parentes de colaboradores morreram

Publicado em: 24.04.2020 às 20:23 Última atualização: 24.04.2020 às 20:41

JBS: investigação de casos de Covid-19 no norte do Estado Foto: Reprodução
O frigorífico da JBS, em Passo Fundo, no norte do Estado, foi interditado nesta sexta-feira (24) por expor seus trabalhadores ao risco de contágio da Covid-19. Ao menos 20 funcionários já testaram positivo para a doença causada pelo novo coronavírus e dois parentes de colaboradores morreram. A interdição foi feita após fiscalização da Subsecretaria de Inspeção do Trabalho, órgão vinculado ao Ministério da Economia. O termo de interdição foi entregue à empresa pelos auditores-fiscais do trabalho nesta tarde.

CONTEÚDO ABERTO | Leia todas as notícias sobre coronavírus

Segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde, atualizados em 24, a empresa possui 20 empregados confirmados, três contatos próximos confirmados, 15 empregados suspeitos e quatro contatos próximos suspeitos. Passo Fundo tem seis mortes devido à pandemia.

Além disso, apenas entre os dias 11 e 22 de abril, segundo informações da empresa, houve afastamento de 117 trabalhadores com suspeita de coronavírus.

Conforme os prontuários analisados pelos fiscais, foi constatado, por exemplo, caso de trabalhador com diversos sintomas característicos de Covid-19 sendo diagnosticado apenas por exame clínico como caso de quadro de resfriado comum, sendo enviado imediatamente de volta ao trabalho com medicamentos apenas para atenuar os sintomas. Em outro exemplo, trabalhadora afastada por 14 dias por suspeita de Covid-19 e seu cônjuge, que inclusive apresentava sintoma compatível com Covid-19 (dor de garganta), não foi afastado e seguiu trabalhando normalmente, inclusive se utilizando do ônibus da empresa para deslocamento.

No último sábado (18), o Ministério Público do Trabalho (MPT) ajuizou ação civil pública (ACP) com pedido de tutela de urgência em caráter antecipado. Ainda aguardam decisão do juízo. Antes, foi instaurado inquérito civil (IC), devido a denúncias, comprovadas com fotos e vídeos, de que a JBS não evitava contato interpessoal, nem adotava medidas preventivas adequadas. A observância das regras indicadas pelas autoridades sanitárias permitiriam continuidade da atividade industrial. O MPT recebeu denúncia contra a JBS.

A empresa ainda não se manifestou sobre a decisão.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.