Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Especial Coronavírus Educação

Municípios da região discutem retorno das aulas

Ivoti definiu, em decreto, que retomará as atividades pedagógicas, de forma remota, a partir de 4 de maio

Por Bruna Mattana
Publicado em: 24.04.2020 às 19:00 Última atualização: 28.04.2020 às 09:09

Comissão se reuniu nesta quinta-feira (23) em Dois Irmãos Foto: Prefeitura de Dois Irmãos/Divulgação
Sem definição do governo do Estado sobre o retorno do ano letivo, os municípios da região se reúnem a fim de analisar estratégias para recuperação das aulas e desenvolvimento das atividades pedagógicas. Em Novo Hamburgo, a secretária municipal de Educação, Maristela Guasselli, destaca que ainda não tem uma data definida para o regresso das aulas e que as atividades que tem sido enviadas pelos professores às famílias tem apenas o intuito de não perder o vínculo com seus alunos, mas não contam como dia letivo.

 

"Essas atividades não valem como hora-aula, pois entendemos que é preciso garantir o direito de aprendizagem de todos os alunos e, em nosso Município, uma minoria tem acesso a internet e ferramentas necessárias para atividade on-line, seja computador, tablet, celular ou mesmo impressora", disse. 

Segundo Maristela, a rede municipal de ensino não é contra o ensino à distância, "porém nós não entendemos neste momento como uma solução. Nesse formato à distancia nem todos terão as mesas condições. Não há equidade e isso aumenta ainda mais a desigualdade."

Equipe diretiva, assessores da equipe multiprofissional da Secretaria de Educação, coordenadores de espaços pedagógicos e professores estão participando de formação continuada, por meio da plataforma GSuite For Education, da Google. "O tema central é ‘Reflexões e aproximação em tempos de quarentena’ e busca aprofundar nossa proposta pedagógica, analisar resultados das avaliações internas e externas, bem como a continuidade do processo de ensino e de aprendizagem ao término do isolamento.”  

CONTEÚDO ABERTO | Leia aqui todas as notícias sobre o coronavírus

Em Ivoti, em contrapartida, foi assinado um decreto, nesta quinta-feira (23), que prevê a retomada das atividades pedagógicas, de forma remota, a partir de 4 de maio. A prefeitura informou, no entanto, por meio de sua assessoria de imprensa, que ainda não definiu se elas valerão como dia letivo. "Isso será definido na próxima semana", disse o executivo municipal, em nota. Os diretores das escolas, vice-diretores, coordenadores pedagógicos, secretários e demais servidores retornaram às escolas nesta sexta-feira (24). 

Conforme o decreto, professores e demais servidores que atuam nas escolas municipais deverão cumprir no mínimo 50% da sua carga horária de forma presencial nos estabelecimentos de ensino em que estão lotados, ficando autorizado, para o restante das horas, o trabalho remoto.  Na próxima segunda-feira (27), os professores, atendentes de Educação Infantil, monitores, educadores de Creche, técnicos e instrutores de Informática e estagiários deverão retornar às atividades.

Estância Velha

A secretária de Educação de Estância Velha, Rosane Dalpiaz, diz que a secretaria estuda medida semelhante à adotada em Ivoti, mas ainda não tem definição sobre calendário letivo. "Estamos fazendo alguns estudos desde a semana passada. Na próxima segunda-feira (27) teremos uma reunião com o departamento pedagógico do município, até porque estamos aguardando o governo estadual e vamos seguir o que o governo recomendar". Ela destaca que as atividades com as famílias realizadas até agora também objetivam manter o vínculo entre o aluno e a escola, mas não contam como dia letivo. 

Parobé

A prefeitura informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que "considerando a realidade do município, na qual muitos alunos não possuem acesso à internet ou se encontram em situação financeira delicada, optamos por não realizar, até o presente momento, atividades on-line ou remotas. Sendo assim, as escolas do município estão enviando às famílias (via WhatsApp, páginas de redes sociais) atividades pedagógicas apenas com o intuito de não perder o vínculo com seus alunos. Cabe ressaltar que essas atividades não terão validade para a recuperação de horas". Para essa recuperação de horas (800h/aula por turno), a Secretaria de Educação de Parobé elaborou um plano contendo duas possibilidades:

1) Considerando retorno no dia 04/05:

• Dias letivos já cumpridos: 23: 23x4h = 92h.

• 164 dias letivos (até 23/12): 164x4h = 656h.

• 104 dias letivos com carga horária ampliada em meia hora diária: 104x0,5h = 52h.

• TOTAL: 92h + 656h + 52h = 800h.

2) Considerando retorno no dia 1º/06:

• Dias letivos já cumpridos: 23: 23x4h = 92h.

• 144 dias letivos (até 23/12): 144x4h = 576h.

• 144 dias letivos com carga horária ampliada em meia hora diária: 144x0,5h = 72h.

• TOTAL: 92h + 576h + 72h = 740h.

• Para o cumprimento das 60h restantes sugere-se:

• 60h de atividades à distância ou

• Alguns sábados letivos (Natal, dia da família, etc.) + atividades à distância.

Para o período da tarde já foi cogitada a possibilidade de início das aulas às 13 horas e término às 17h30, a fim de facilitar o deslocamento dos profissionais que trabalham em Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs) ou em outros municípios.

Taquara

A prefeitura informou que vai esperar a manifestação do governo do Estado para se posicionar sobre o retorno do ano letivo. 

Campo Bom

Segundo informações da prefeitura, ainda não há nada definido quanto ao retorno das aulas, pois "falta aprovação do conselho federal de educação." No entanto, dia 4 de maio, os professores retornam às atividades pois passarão por um treinamento aguardando, paralelamente, a validação do novo plano, que tem que ser submetido ao Conselho Federal.

Dois Irmãos

Uma reunião com a Comissão de Discussão do Calendário Escolar 2020 foi realizada, na manhã desta quinta-feira (23), na sede do Projeto Global. No encontro foram discutidos assuntos como apresentação da comissão, exposição do organograma e levantamento das sugestões e possibilidade de recuperação das aulas. A secretária Municipal de Educação, Cultura e Desporto, Denise Maria Maldaner, participou do encontro e ressaltou que a comissão tem um papel fundamental na organização do calendário escolar a partir das orientações do Conselho Municipal de Educação (CME), União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME/RS) e a União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação do Rio Grande do Sul (UNCME-RS).

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.