Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Especial Coronavírus Economia

São Leopoldo começa a flexibilizar as restrições ao comércio a partir desta quarta-feira

Prefeito Ary Vanazzi deve publicar nesta terça-feira novo decreto permitindo o funcionamento de pequenas lojas

Por Thiago Padilha
Publicado em: 27.04.2020 às 22:00 Última atualização: 27.04.2020 às 23:33

A partir desta quarta-feira (29), a Prefeitura de São Leopoldo começa a flexibilizar as medidas restritivas ao comércio, permitindo que pequenos estabelecimentos possam voltar a funcionar. É o que anunciou, no início da noite desta segunda-feira (27), o prefeito Ary Vanazzi, em live transmitida pelo perfil da Rádio da Prefeitura no Facebook, acompanhado do secretário de Saúde, Ricardo Charão. Na transmissão, ele adiantou as principais medidas que devem estar no decreto a ser editado nesta terça-feira (28) pelo Município. Entre elas, prorroga até 30 de maio a suspensão das aulas e a lotação máxima ao número de passageiros sentados aos ônibus. E já avisa: a partir de 30 de abril, o uso de máscara será obrigatório. Entretanto, há um gatilho de segurança: se a lotação dos leitos da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) para Covid-19 chegar a 70% de ocupação, tudo será fechado de novo.

Por enquanto, será liberado apenas o pequeno comércio, formado por Microempreendedores Individuais (MEIs) sediados em lojas com até 50 metros quadrados de área de atendimento. Esses estabelecimentos poderão atender, no máximo, dois clientes por vez, com uso obrigatório de máscara pelos funcionários e pelos consumidores, respeitando as medidas de higienização. "O restante dos estabelecimentos iremos decidir depois do decreto do governador Eduardo Leite. Independentemente da posição do Estado, o shopping vai continuar fechado e as aulas seguirão suspensa até 30 de maio", destaca.

Se o decreto estadual desta quinta-feira (30) permitir, então, no dia 2 de maio será publicado novo decreto municipal autorizando o funcionamento de estabelecimentos comerciais maiores, como micro e pequenas empresas, respeitando o limite um cliente a cada 25m². Depois, no dia 7 de maio, novo decreto deverá ampliar a liberação para estabelecimentos comerciais de qualquer porte, com exceção do shopping. "Esses lugares movimentam muita gente em um único espaço, o que pode pôr funcionários e clientes em risco", reitera. Academias, bares e restaurantes poderão voltar a operar no dia 30 de maio. "Mas a partir dessa data, será obrigatório o ouso de máscara para circular. Até lá, toda a comunidade já estará com sua."

Gatilho

A qualquer momento, se 70% dos 30 leitos de UTI para Covid-19 estiverem ocupados – isto é, 21 leitos –, as restrições retornam. Nesta segunda-feira, conforme Charão, sete leitos clínicos estavam ocupados, sendo quatro pacientes confirmados e três suspeitos.

 

ATUALIZAÇÃO: Até as 23h30, a informação passada pelo prefeito era de que o uso de máscara seria obrigatório a partir de 30 de maio. Há pouco, ele corrigiu a informação em seu perfil no Twitter: a obrigatoriedade da máscara será a partir de 30 de abril. O texto acima já foi corrigido.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.