Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Especial Coronavírus Veja como ficou

Cidades da região estão espalhadas em cinco blocos no novo zoneamento do Estado

Municípios estão nos grupos com referências de Novo Hamburgo, Canoas, Taquara, Caxias do Sul e Capão da Canoa

Por João Victor Torres
Publicado em: 30.04.2020 às 17:40 Última atualização: 30.04.2020 às 18:38


Foto por: Reprodução
Descrição da foto: Mapa mostra como fica a divisão do Estado e em que situação estaria cada uma, considerando os dados desta quarta-feira
Com a nova política de distanciamento social, classificado pelo governo do Estado como controlado, apresentado nesta quinta-feira (30), o Rio Grande do Sul foi dividido em 20 regiões para enfrentar a pandemia do novo coronavírus. A partir da próxima semana serão adotadas políticas de restrição que levarão em consideração indicadores como a circulação de pessoas entre as cidades, a velocidade de transmissão do novo coronavírus e também a capacidade disponível de leitos em unidades de terapia intensiva (UTIs).

CONTEÚDO ABERTO | Leia todas as notícias sobre coronavírus

As cidades da área de cobertura do Jornal NH, por exemplo, estão divididas em cinco zonas distintas. O Piratini determinou os municípios mais populosos como as referências desses blocos, entre eles, estão aqueles liderados por Novo Hamburgo, Canoas, Taquara, Caxias do Sul e Capão da Canoa.

Com base nessas localidades serão definidas bandeiras (amarela, laranja, vermelha e preta) que determinam os serviços e as atividades autorizadas a funcionar, isto, a partir de um conjunto de itens quantificados por meio de uma plataforma desenvolvida pelo Estado que realizará monitoramento diário de dezenas de informações.

Dessas cinco regiões, três apresentam bandeira laranja (Novo Hamburgo, Canoas e Caxias do Sul), que é antepenúltimo nível de risco. E duas estão com faixa amarela (Taquara e Capão da Canoa), onde apresentam uma melhor situação em comparação com as demais.

Região de Novo Hamburgo – 15 cidades

Araricá, Campo Bom, Dois Irmãos, Estância Velha, Ivoti, Lindolfo Collor, Morro Reuter, Nova Hartz, Novo Hamburgo, Portão, Presidente Lucena, Santa Maria do Herval, São José do Hortêncio, São Leopoldo e Sapiranga.

Região de Canoas – 18 cidades

Barão, Brochier, Canoas, Capela de Santana, Esteio, Harmonia, Maratá, Montenegro, Nova Santa Rita, Pareci Novo, Salvador do Sul, São José do Sul, São Pedro do Sul, São Sebastião do Caí, Sapucaia do Sul, Tabaí, Triunfo e Tupandi.

Região de Taquara – 8 cidades

Cambará do Sul, Igrejinha, Parobé, Riozinho, Rolante, São Francisco de Paula, Taquara e Três Coroas.

Região de Caxias do Sul – 49 cidades

Alto Feliz, Antônio Prado, Bento Gonçalves, Boa Vista do Sul, Bom Jesus, Bom Princípio, Canela, Carlos Barbosa, Coronel Pilar, Cotiporã, Esmeralda, Fagundes Varela, Farroupilha, Feliz, Flores da Cunha, Garibaldi, Gramado, Guabiju, Guaporé, Ipê, Jaquirana, Linha Nova, Monte Alegre dos Campos, Monte Belo do Sul, Muitos Capões, Nova Araçá, Nova Bassano, Nova Pádua, Nova Petrópolis, Nova Prata, Nova Roma do Sul, Paraí, Picada Café, Pinhal da Serra, Pinto Bandeira, Protásio Alves, Santa Tereza, São Jorge, São José dos Ausentes, São Marcos, São Vendelino, União da Serra, Vacaria, Vale Real, Veranópolis, Vila Flores e Vista Alegre do Prata.

Região de Capão da Canoa – 23 cidades

Arroio do Sal, Balneário Pinhal, Capão da Canoa, Capivari do Sul, Caraá, Cidreira, Dom Pedro de Alcântara, Imbé, Itati, Mampituba, Maquiné, Morrinhos do Sul, Mostardas, Osório, Palmares do Sul, Santo Antônio da Patrulha, Tavares do Sul, Terra de Areia, Torres, Tramandaí, Três Cachoeiras, Três Forquilhas e Xangri-lá.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.