Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Especial Coronavírus Pandemia

Prefeitos da região analisam adaptações para seus decretos

Dentro da bandeira laranja de risco médio, municípios, que na sua maioria já seguem diretrizes do Estado, devem anunciar medidas nesta semana

Por Alecs Dall' Olmo, Jean Peixoto
Publicado em: 11.05.2020 às 07:40 Última atualização: 11.05.2020 às 14:48

Prefeitura leopoldense fez ação para fiscalizar e orientar quanto às restrições no comércio Foto: Julia Taube/Prefeitura de São Leopoldo
As novas regras de distanciamento controlado do governo do Estado repercutiram sem maiores problemas nas cidades da região de circulação do Jornal VS, que já adotam muitas das medidas anunciadas. Com São Leopoldo e Portão na região 7 (de Novo Hamburgo) e Sapucaia do Sul, Esteio e Capela de Santana na 8 (de Canoas), ambas sob a bandeira laranja (de risco médio), conforme a classificação estadual. Ontem (10), ainda aguardando a publicação oficial do decreto, os prefeitos projetavam para ocorrer durante esta semana as adequações necessárias.

CONTEÚDO ABERTO | Leia todas as notícias sobre coronavírus

O uso de máscara nas ruas e locais públicos já era algo adotado na região, que já liberou diversas atividades mediantes regras de higienização, distanciamento e limite no número de atendimentos atendidos por área do negócios. A flexibilização que libera o funcionamento parcial de shoppings e centros comerciais foi uma das novidades. Na próxima sexta-feira (15), São Leopoldo inicia uma nova etapa, prevista no Decreto Municipal que definiu a reabertura gradual do comércio. O prefeito Ary Vanazzi afirma que a prefeitura cumprirá o calendário de reabertura previsto.

“Embora tenha toda essa orientação do Estado, estamos trabalhando a pandemia conforme a nossa realidade local. Até o dia 15 vamos avaliando conforme a evolução dos casos. Até o momento, podemos seguir a nossa estratégia”, afirma. Segundo o prefeito, amanha ocorrerá uma reunião do Executivo para analisar a situação dos casos e discutir os próximos passos do Município durante a pandemia. Vanazzi avalia positivamente os resultados do isolamento social. “Temos baixo índice de letalidade e alta testagem graças à estratégia que adotamos em 20 de março. Temos uma vitória até agora.

Fiscais nas ruas

Fiscais das secretarias da Prefeitura de São Leopoldo, com o apoio da Guarda Civil Municipal, realizaram operação de fiscalização no sábado para verificar se o comércio está cumprindo as regras do decreto municipal. Orientaram sobre distanciamento dentro e fora das lojas sobre o uso de máscaras. Higienização nas lojas e utilização e fornecimento de equipamentos de proteção individual (EPI) para funcionários e disponibilização de álcool em gel 70% a colaboradores e clientes também foram verificados.

Segundo o coordenador da Fiscalização do município, Thiago Gomes, “as pessoas entenderam que o decreto foi flexibilizado, mas gerou uma sensação de que está tudo liberado, que pode tudo. Nossa intenção foi reforçar que não; que é necessário manter os cuidados e as restrições. Todos tem que cooperar e colaborar contra a pandemia”.

Sem muito a mudar em Sapucaia

“Já vínhamos seguindo as determinações do decreto estadual, mas amanhã (hoje) uma equipe vai avaliar o nosso decreto e se tiver algum ponto em desacordo será alterado. Continuamos em bandeira laranja, então, acreditamos que não tenha muito a ser mudado”, afirma o prefeito Luis Rogério Link, de Sapucaia do Sul. 

Esteio vai seguir modelo do Estado

“Estamos aguardando a publicação do decreto pelo Estado, que ainda não ocorreu (referência à tarde de ontem). Mas em princípio vamos seguir o modelo de distanciamento controlado do Rio Grande do Sul,” garante o prefeito Leonardo Pascoal, de Esteio.

Adequações na bandeira laranja em Portão

“Devemos expedir um decreto adequando o município nas mesmas condições do Estado, bem como aos demais municípios da região (a 8) que Portão passou a pertencer. Com bandeira laranja,” diz o prefeito José Renato das Chagas, de Portão.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.