Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Especial Coronavírus Controle da pandemia

Prefeitura de Sapiranga vai monitorar temperatura de funcionários de empresas

Aplicativo será usado para fazer controle de pessoas com sintomas de coronavírus e evolução epidemiológica em tempo real

Publicado em: 12.05.2020 às 11:05 Última atualização: 12.05.2020 às 14:23

Aplicativo é voltado para gestores públicos controlarem a temperatura dos trabalhadores em tempo real Foto: SIMOT/Paipe/Divulgacao
Com a possibilidade de retomada das atividades, muitas empresas estão adotando protocolos de segurança para prevenir e detectar possíveis sintomas do Covid-19 nos funcionários. A medição da febre com termômetros infravermelho é o que vem sendo feito por grande parte das indústrias, na tentativa de evitar a possibilidade de contágio do coronavírus entre os colaboradores. Medidas de controle também devem ser adotadas pelas prefeituras para ter acesso as informações geradas pelas empresas. 

CONTEÚDO ABERTO | Leia todas as notícias sobre a pandemia

Sapiranga é a primeira cidade da região a anunciar que vai adotar um aplicativo para coletar de dados referentes aos sintomas e evolução epidemiológica de pessoas com coronavírus. O projeto piloto começa a ser usado a partir da segunda quinzena de maio, por meio de uma parceria público-privada entre a Prefeitura e a Paipe Soluções Tecnológicas, de Campo Bom. 

Por meio do aplicativo, chamado Simot – Sistema de Monitoramento de Temperatura, é possível informar diariamente qual a temperatura e demais sintomas do funcionário. E a Secretaria da Saúde do município tem acesso a esses dados imediatamente, por meio de um painel que gera alertas, informando se há indício do vírus em determinada empresa ou região.

A intenção é que as empresas da cidade que optarem por retomar as atividades, deverão adquirir um termômetro infravermelho e baixar o aplicativo via smartphone. “O software possibilitará uma pesquisa de dados, em tempo real, que serão reportados à Secretaria Municipal de Saúde, responsável pelas análises e desenvolvimento das políticas públicas de saúde voltadas para o controle epidemiológico”, destaca a prefeita Corinha Molling.

A iniciativa quer contribuir para que os empresários possam retomar suas atividades de forma segura, fornecendo informações e subsídios para que os municípios realizem o monitoramento das empresas. “É uma forma de dar controle para as autoridades públicas monitorarem se as empresas – sejam elas da indústria ou do comércio – estão, de fato, realizando as medições de temperatura dos funcionários. O aplicativo permite que a informação chegue rapidamente em caso de algum indício de sintoma do vírus”, explica Marcelo Dannus, sócio e CEO da Paipe.

Postos de saúde

A prefeitura de Sapiranga sinalizou a intenção de estender a aplicação para os postos de saúde do município. Quando um paciente for até a UPA e passar pela triagem, os profissionais de saúde deverão utilizar o aplicativo para registrar a informação da febre, alimentando a plataforma de dados da prefeitura.

Como funciona o app

O Simot – Sistema de Monitoramento de Temperatura faz a leitura do crachá do colaborador, via QR code ou CPF. Em seguida, solicita que seja feita a medição. Depois é só digitar a temperatura e demais sintomas enviar os dados. Se a temperatura for acima de 37ºC, a prefeitura recebe um alerta na hora. Dessa forma, o município tem acesso aos dados referentes aos sintomas e consegue adotar uma ação rápida, como o afastamento do funcionário e a realização de testes para identificar a presença do vírus, por exemplo.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.