Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Especial Coronavírus No RS

3ª leva de testes rápidos focará em profissionais de transporte coletivo e de cargas

Segundo o Estado, pessoas com mais de 50 anos e com sintomas também devem ser testadas

Publicado em: 14.05.2020 às 16:18 Última atualização: 14.05.2020 às 16:18

Terceira leva de testes rápidos para coronavírus são distribuídos pela SES/RS Foto: Divulgação
A Secretaria Estadual de Saúde (SES) começou a distribuição de um novo lote de 135 mil testes rápidos para detecção de anticorpos do coronavírus. Todas as cidades do Rio Grande Sul, de acordo com critérios populacionais e epidemiológicos, receberão remessa. Com essa leva, chega a mais de 243 mil o total de exames desse tipo já distribuídos por meio da Secretaria da Saúde.

Novo Hamburgo, São Leopoldo, Gramado e Canoas receberão, respectivamente, 99, 87, 13 e 127 caixas de testes rápidos. Cada caixa tem 20 unidades.  

O coordenador do Centro de Operações de Emergência da Secretaria de Saúde, Marcelo Vallandro, destaca que agora serão testadas, desde que estejam com sintomas, pessoas com mais de 50 anos e profissionais que trabalhem com transporte de cargas ou coletivo de passageiros. Também passam a ser testados pessoas que residam com quem teve confirmação laboratorial para Covid-19 (contactantes domiciliares), incluindo as situações quando se identifica um caso em instituições de longa permanência de idosos (ILPI).

Foi garantido o número de ao menos uma caixa por município, além de um estoque de mais 26 mil testes nas 19 Coordenadorias Regionais de Saúde (para uso em situações estratégicas como surtos e óbitos acima da demanda, entre outras circunstâncias especiais). Também foi reservada uma cota de testes para uso na pesquisa de amostragem da população pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e para a área da Segurança Pública estadual. 

Cidades de cobertura do Grupo Sinos que receberão testes
Critérios para a distribuição dos testes

• Quantidade de profissionais da saúde
• População acima de 50 anos
• Municípios com casos confirmados para Covid-19
• Municípios com novos casos confirmados para Covid-19 que não haviam recebido caixas por esse critério nas remessas anteriores
• Número de leitos para atendimento a síndromes gripais


Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.