Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Especial Coronavírus Testagem

Nova remessa de 11,6 mil testes rápidos da Covid-19 começa chegar à região

Os exames deverão ser aplicados em pessoas acima de 50 anos, profissionais de transporte de cargas ou coletivo, morador da mesma residência de paciente confirmado com o vírus

Por Cristiano Santos
Publicado em: 14.05.2020 às 17:52

Uma pequena amostra de sangue é coletada geralmente de um dos dedos da mão, para aplicação do exame, cujo resultado fica pronto em minutos Foto: Lu Freitas/Prefeitura de Novo Hamburgo
Um terceiro lote de testes rápidos para identificar anticorpos da Covid-19 começou a ser enviado nesta quinta-feira (14) pela Secretaria da Saúde do Rio Grande do Sul para todas as cidades gaúchas. Foi garantido ao menos uma caixa por município com 20 exame cada. Na região de cobertura do Jornal NH serão distribuídas 580 caixas, totalizando 11,6 mil unidades desse tipo teste.

CONTEÚDO ABERTO | Leia todos os conteúdos sobre coronavírus

Essa quantidade, de acordo com o governo do Estado, permitirá a ampliação das pessoas testadas. O coordenador do Centro de Operações de Emergência da Secretaria de Saúde, Marcelo Vallandro, destaca que agora serão testadas, desde que estejam com sintomas, pessoas com mais de 50 anos e profissionais que trabalhem com transporte de cargas ou coletivo de passageiros. Também passam a ser testados pessoas que residam com quem teve confirmação laboratorial para Covid-19, incluindo as situações quando se identifica um caso em instituições de longa permanência de idosos.

Amostragem

A secretária municipal de Saúde de Estância Velha, Lenir Reichert, destaca que as 340 unidades que serão recebidas pelo município permitirão dar continuidade a amostragem, fazendo testes nos profissionais do Hospital Municipal Getúlio Vargas (HMGV) e em lares de idosos a partir desta sexta-feira (15). "É impossível dizer o que seria suficiente (em termos de testes) para uma população de cerca de 50 mil habitantes, mas essa amostragem pode nos dar uma ideia de como estamos no município", ressaltou. Até a quarta-feira (13), a cidade tinha 19 casos confirmados da doença.

Em Ivoti, a Secretaria Municipal da Saúde e Assistência Social garante que os 220 testes rápidos da nova remeça são suficientes, mas será necessário avaliar a evolução dos casos dia a dia. O município encomendou mais 50 exames SWAB (coleta de materiais microbiológicos com um cotonete estéril).

A Secretaria da Saúde de Sapiranga avalia que, para os objetivos do Estado, são suficientes o quantitativo recebido de 460 testes, que também devem ser aplicados em gestantes e populações quilombola e indígena.

Em Dois Irmãos, funcionários da Secretaria de Saúde se deslocaram ontem a Porto Alegre para retirar sua remessa de testes rápidos, mas a pasta disse que não tinha certeza sobre a quantidade exata que receberia.

Critérios para distribuição das caixas

O governo do Estado adotou alguns critérios para a distribuição aos municípios das 5.467 caixas com os testes. Entre eles, a quantidade de profissionais da saúde; população acima de 50 anos; municípios com casos confirmados para Covid-19; municípios com novos casos confirmados para Covid-19 que não haviam recebido caixas por esse critério anteriormente; e número de leitos para atendimento a síndromes gripais.

Como funciona

O teste rápido é feito a partir de uma pequena amostra de sangue, geralmente de um dos dedos da mão. O resultado sai em minutos. Basicamente, esse tipo de exame aponta se a pessoa teve ou não contato com a Covid-19. Quando se é infectado pelo vírus, o organismo inicia a produção de anticorpos como um mecanismo de defesa. No entanto, é preciso aguardar alguns dias até que a quantidade desses anticorpos seja detectável em um teste (janela imunológica). Estudos científicos têm demonstrado que, a partir do sétimo dia de sintomas de uma pessoa com Covid-19, é possível detectar anticorpos em testes rápidos, sendo que em grande parte dos produtos registrados na Anvisa os resultados mais robustos foram obtidos a partir do décimo dia.

Números de testes rápido para Covid-19 na região

Cidades | Testes

Alto Feliz 40

Araricá 40

Bom Princípio 160

Brochier 60

Campo Bom 420

Canela 320

Capela de Santana 100

Dois Irmãos 220

Estância Velha 340

Feliz 160

Gramado 260

Harmonia 100

Igrejinha 220

Imbé 180

Ivoti 220

Lindolfo Collor 40

Linha Nova 40

Montenegro 540

Morro Reuter 60

Nova Hartz 100

Nova Petrópolis 200

Novo Hamburgo 1980

Osório 380

Pareci Novo 60

Parobé 280

Picada Café 60

Portão 220

Presidente Lucena 40

Riozinho 60

Rolante 180

Salvador do Sul 180

S. Maria do Herval 60

S. A. da Patrulha 420

S. Francisco de Paula 240

S. José do Hortêncio 40

São Leopoldo 1740

S. Sebastião do Caí 220

São Vendelino 40

Sapiranga 460

Taquara 440

Tramandaí 380

Três Coroas 180

Tupandi 60

Vale Real 60

Total 11600

Fonte: Secretaria da Saúde do Rio Grande do Sul

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.