Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Especial Coronavírus Covid-19

Sapucaia do Sul realizará teste rápido para coronavírus nas Unidades Básicas de Saúde

Este tipo de testagem utiliza amostra de sangue e o resultado pode ser verificado em até 20 minutos após sua realização

Publicado em: 16.05.2020 às 14:17

A Prefeitura de Sapucaia do Sul divulgou que, a partir da próxima semana, serão realizados testes rápidos em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município, nos pacientes que apresentarem sintomas relativos ao Covid-19. Este tipo de testagem utiliza amostra de sangue e o resultado pode ser verificado em até 20 minutos após sua realização.

A iniciativa tem a coordenação da Secretaria Municipal da Saúde e será feita com o objetivo de identificar a circulação do novo coronavírus na cidade.

As unidades passarão a realizar os testes em seus usuários, conforme avaliação da equipe de saúde e seguindo critérios de risco. As equipes realizarão monitoramento de seus territórios a fim de identificar os usuários que se enquadram nos grupos de risco e que estejam sintomáticos a fim de que sejam testados.

De acordo com a secretária da Saúde, Roberta Bazzo, a busca de identificação oportuna de casos suspeitos de Covid e seu imediato isolamento, é um dos principais meios de prevenção para a contenção da pandemia no município. “Com os testes, teremos uma ação mais rápida de diagnóstico. As Unidades Básicas de Saúde, por serem a porta de entrada do SUS, tem papel fundamental na resposta à pandemia e está assumindo seu papel de monitoramento, diagnóstico e vigilância dos casos, buscando desta forma atenuar os efeitos do Covid-19 nos territórios e os impactos na rede de saúde municipal”, reforçou a secretária.

Grupos de risco

Seguindo as orientações da Secretaria Estadual de Saúde, os grupos com maior risco de complicações pelo coronavírus e que serão testados, em caso de apresentarem sintomas, são as pessoas com 50 anos ou mais, gestantes em qualquer idade gestacional e portadores de cardiopatias graves ou descompensados (insuficiência cardíaca, infartados, revascularizados, arritmias). Além destes, entram também como grupo de risco, caso apresentem sintomas, os profissionais das secretarias de Saúde e de Desenvolvimento Social, os profissionais da Segurança Pública (Brigada Militar, Corpo de Bombeiros Militar; Departamento Estadual de Trânsito, Instituto Geral Perícias, Polícia Civil e Guarda Municipal), trabalhadores da Administração Penitenciária, trabalhadores do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente (Conselhos Tutelares, Abrigos, trabalhadores do Sistema Sócio Educativo (FASE e CASES) e, profissionais que trabalhem em veículos de transporte de cargas e transporte coletivo de passageiros.

População pode informar casos suspeitos

A Prefeitura solicita que a comunidade sapucaiense auxilie as equipes de saúde, no sentido de informar suas unidades de referência (preferencialmente, via contato telefônico) casos de cidadãos que vem apresentando sintomas gripais e que possam estar suspeitos de infecção pelo Covid-19. As unidades de saúde avaliarão os casos e procederão a coleta do teste rápido para confirmação do diagnóstico, conforme os critérios de risco.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.