Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Especial Coronavírus Saúde

Quarta morte por Covid-19 na região reforça alerta por prevenção

A prefeitura de Sapucaia do Sul confirmou no fim de semana dois novos óbitos de idosas que estavam internadas no Hospital Getúlio Vargas, chegando a três vítimas. São Leopoldo registrou morte em abril

Por Juliane Kerschner
Publicado em: 18.05.2020 às 06:00 Última atualização: 18.05.2020 às 08:50

Com a confirmação de mais duas mortes por Covid-19 em Sapucaia do Sul, que já soma três vítimas das quatro da região de cobertura do Jornal VS, a prefeitura reforça a importância das medidas de proteção contra o novo coronavírus. Ontem o prefeito Luis Rogério Link lamentou as mortes, e, fez um alerta para que a população redobre os cuidados. "É muito importante que as pessoas continuem respeitando o isolamento e o distanciamento social. Esse vírus só poderá ser combatido com a ajuda de todos. Fique em casa, e caso precise sair, use máscara, mantenha o distanciamento entre as pessoas, lave as mãos com frequência ou use álcool gel", afirmou Link.

CONTEÚDO ABERTO | Leia aqui todas as notícias sobre o coronavírus

Na manhã de ontem (17), o município confirmou a terceira morte por Covid-19. Era uma idosa, de 86 anos, moradora do bairro Ipiranga, que estava internada no Hospital Municipal Getúlio Vargas (HMGV). De acordo com a prefeitura, a paciente já estava acamada há um ano e tinha um quadro de acidente vascular cerebral (AVC).

Já no sábado, a prefeitura confirmou a segunda morte. A vítima era uma idosa, de 80 anos, moradora do bairro Vargas, que estava internada no HMGV. A paciente, conforme a prefeitura, tinha doença cardíaca e era ex-fumante. Ela faleceu na madrugada da sexta-feira, porém o resultado do exame que comprovou a Covid-19 só saiu sábado. A cidade soma 49 casos.

Famílias reclamam de negligência

Familiares das idosas que faleceram no final de semana por Covid-19 acusam o Hospital Getúlio Vargas de negligência. Luís Fernando Carvalho, 36 anos, familiar de Maria da Conceição da Silva, 80, a segunda morte da cidade, acredita que a contaminação tenha ocorrido na instituição. "No dia 10, a filha da senhora que faleceu no domingo (passado), teve sintomas e foi testada e não fomos orientados. Só na quinta-feira, as pacientes foram testadas e encaminhadas para isolamento, afirma Luís.

"Soubemos de casos de profissionais que atendiam na ala, com 12 quartos, que estavam afastados por suspeita e tinham enfermeiras que não usavam luvas", diz Valdete Freitas, 49, filha de Ecilda, terceiro óbito.

A direção do Getúlio Vargas deve se manifestar nesta segunda-feira.

Oito novos casos da Covid-19 em São Leopoldo

A Prefeitura de São Leopoldo confirmou três novos casos na sexta-feira e cinco no sábado passado. O primeiro é de um homem de 51 anos, morador do bairro Campestre. O segundo, um homem de 40 anos, do bairro São Miguel, que está em observação. O terceiro caso é de uma mulher de 24 anos, moradora do bairro Rio Branco que teve contato com caso positivo. O quarto de uma mulher de 26 anos, do bairro Campestre, que teve também contato com positivado. O quinto é de uma mulher de 39 anos, residente no bairro São Miguel. A sexta foi uma moradora de 31 anos do bairro Santo André. As outras duas situações são de homens, um de 64 anos, morador do bairro Vicentina e outro, de 40, residente no bairro Boa Vista. No total, São Leopoldo contabiliza 163 casos positivos até ontem. Destes, 116 já recuperados. Outros cinco casos são considerados suspeitos e aguardam o resultado em isolamento domiciliar.

244 casos confirmados na região

Sapucaia do Sul é a cidade da região de cobertura do Jornal VS com o maior número de mortes por Covid-19. Em casos, São Leopoldo lidera.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.