Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Especial Coronavírus Região

Dois Irmãos retoma aulas com atividades remotas

Com ensino presencial suspenso devido ao coronavírus, escolas deram início ao atendimento aos estudantes da rede municipal pela Internet

Por Gustavo Henemann
Publicado em: 18.05.2020 às 19:26

Professora da Escola 29 de Setembro, Juliana Scheffler preparou atividades para os alunos Foto: Leonardo Boufleur/Prefeitura de Dois Irmãos

A sala de casa será de aula em Dois Irmãos. Desde esta segunda-feira (18), os estudantes da rede municipal de ensino começaram a receber atividades para que não percam mais o conteúdo que estava previsto antes da pandemia de coronavírus atingir a região. Cada escola será responsável pela organização de seu informativo e a forma de como os materiais serão entregues aos alunos, podendo ser por meio das redes sociais, e-mail, WhatsApp ou presencialmente.

CONTEÚDO ABERTO | Leia todas as notícias sobre coronavírus

De acordo com a Administração Municipal, todos os conteúdos entregues contemplam habilidades e competências previstas no Documento Orientador Curricular de Dois Irmãos (Doc-DI).

A secretária municipal de Educação, Cultura e Desporto, Denise Maldaner, comentou sobre o começo das atividades não presenciais. "Montamos uma comissão do calendário escolar e elaboramos a proposta de criar páginas no Facebook para cada escola para termos vínculos com as famílias e nossos alunos. Estamos enviando atividades para que eles possam se inteirar novamente com o conteúdo que estava sendo trabalhado em sala de aula", destacou a secretária Denise, que reforçou o trabalho de formação feito junto aos professores para a nova maneira de transmitir conteúdo aos estudantes de Dois Irmãos.

Na região

Outras cidades da região dos Vales do Sinos e Paranhana também iniciaram as aulas remotas e pela Internet, tomando todos os cuidados necessários para evitar a transmissão de Covid-19.

Desde o dia 11 de maio, Campo Bom e Estância Velha começaram a distribuição dos materiais pela Internet e de forma presencial para diminuir o impacto da pandemia no ano letivo. Sapiranga também procurou manter a rotina de estudos, onde todas as escolas estão oferecendo atividades complementares pelas redes sociais ou material impresso.

As instituições de Parobé também já começaram a entregar tarefas uma vez por semana, sempre nas quintas-feiras.

Antes disso, no final de abril, Taquara foi uma das primeiras cidades a articular a entrega de atividades pedagógicas por meio on-line e impresso retirado de maneira presencial.

Em Ivoti, as atividades começaram a ser direcionadas presencialmente nas escolas – com horário agendado – uma vez por semana. Em breve, a cidade terá uma plataforma on-line para alunos e professores.

Em Novo Hamburgo

Em Novo Hamburgo, as aulas presenciais seguem suspensas. No formato de Ensino à Distância (EAD), o Município não disponibilizou essa opção pois muitas famílias não tem acesso à Internet, o que dificultaria o processo.

Além disso, sobre os materiais entregues presencialmente aos pais, houve a avaliação de que seria um vetor de contágio para famílias e professores.

Na semana passada, a Secretaria de Educação (Smed) criou uma comissão para tratar da reestruturação do calendário escolar. O grupo é formado por representantes das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs), de Educação Infantil (EMEIs), do Sindicato dos Professores Municipais (Sindprof), do Conselho Municipal de Educação e da Smed.

 

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.