Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Especial Coronavírus Pandemia

De cada 100 testes na região, 85 dão negativo para o coronavírus

Quase 4 mil exames para detecção do novo coronavírus já foram aplicados em moradores das 5 cidades da região do VS; menos de 10% deram positivo

Por Jean Peixoto
Publicado em: 26.05.2020 às 03:00 Última atualização: 26.05.2020 às 08:59

Testes ampliam número de casos na região Foto: Thales Ferreira/Prefeitura de São Leopoldo
Com um total de 3.834 testes para detecção do novo coronavírus realizados até a noite de ontem, os municípios da região de cobertura do Jornal VS têm uma margem de 85% de resultados negativos. Os municípios com maiores coeficientes absolutos de testagem foram São Leopoldo, com 1.648 testes e Esteio, com 1.435 exames realizados. Sapucaia do Sul fez 655 análises, Portão fez 91 e Capela de Santana, cinco.

CONTEÚDO ABERTO | Leia todas as notícias sobre o coronavírus

Junto ao crescimento da testagem na região, crescem também os números de casos, que até a noite de ontem já somavam 338 confirmados, 8% do volume total de testes feitos. O município com o maior número de confirmados segue sendo São Leopoldo, com 202 pacientes infectados, dos quais, 169 já estão recuperados. O Município teve 1.237 resultados negativos e outros 82 pacientes, que são considerados suspeitos, ainda aguardam o resultado em isolamento domiciliar. Um óbito foi registrado na cidade no mês de abril. A área reservada para a Covid-19 no Hospital Centenário conta com cinco pacientes internados. Na noite de ontem, a cidade capilé confirmou cinco novos casos sendo uma mulher de 84 anos, moradora do bairro Santos Dumont; uma mulher de 54 anos e uma criança de 3 anos, moradores do bairro Scharlau; outro mora no bairro Feitoria, tem 21 anos, e teve contato com trabalhador da empresa Itecê e o quinto caso é de um profissional da saúde, de 83 anos, morador do Centro.

Sapucaia dispara

O número de casos e óbitos registrados em Sapucaia do Sul deu um salto nas últimas semanas. Em 13 dias, os casos de Covid-19 confirmados em Sapucaia do Sul aumentaram 37%, saltando de 32 para 86 até a noite de ontem. O número de mortes no município também apresentou crescimento expressivo neste período, visto que a primeira morte ocorreu no dia 13 de maio e ontem foi registrado o sexto óbito do município.

O paciente que faleceu era um homem, de 62 anos, morador do bairro Três Portos, que estava internado no Hospital de Clínicas de Porto Alegre. O homem foi internado no Hospital Getúlio Vargas, no dia 12 de maio, mas devido à gravidade foi transferido para o Hospital de Clínicas, que é referência para Sapucaia em casos graves de Covid-19. Segundo a prefeitura, ele tinha insuficiência cardíaca congestiva, insuficiência renal crônica, diabetes e era hipertenso.

Norma federal regra mortes por Covid-19

A secretária da Saúde de Sapucaia do Sul explica que há uma orientação vigente em todo o País que define a "causa mortis" dos pacientes infectados, ainda que tenham outras comorbidades como sendo causada pela Covid-19. "É um sistema nacional de óbitos com códigos específicos."

Live para saber casos de Esteio

Conforme a assessoria de comunicação da prefeitura de Esteio, hoje, o prefeito Leonardo Pascoal deve fazer uma transmissão ao vivo em suas redes sociais, acompanhado da secretária de Saúde e coordenadora da Pesquisa para atualizar os dados da pandemia no município. Segundo a prefeitura, os critérios adotados para realização da testagem são estipulados pelo Ministério da Saúde, como sintomas de síndrome gripal e/ou de Covid-19, entre outros.

Mais testes e casos

A secretária de Saúde de Sapucaia do Sul, Roberta Pires Bazzo, comenta que a ampliação da testagem é um dos fatores responsáveis pelo aumento no número de casos confirmados e de mortes no município - o maior da região. "Estamos fazendo cinco vezes mais testagem, o que faz com que esses casos apareçam mais. Estamos traçando um plano de atuação para os nossos pacientes crônicos. Estamos fazendo uma busca ativa destes casos já na atenção primária, principalmente nos casos de pacientes com comorbidades, por meio da nossa política de Saúde da Família. Já temos esses acompanhamento. Com isso, evitamos inclusive que os casos leves evoluam", explica a secretária.

Ela destaca também que os números apresentam o aumento da curva de contaminação e ressalta a transparência. "O município tem essa política de ser o mais transparente possível. Fazemos questão de divulgar todos os casos", aponta. Ela ressalta que não houve um foco específico de contaminação na cidade.

Mais casos em Sapucaia do Sul

A prefeitura confirmou três novos casos na noite

de ontem, sendo um

idoso, de 74 anos, morador

do bairro Pasqualini, que está internado na UTI do Hospital de Clínicas, na capital; e duas mulheres: uma de 23 anos, moradora do bairro Getúlio Vargas; e outra, de 26, da Vargas.

A Covid-19 nas cidades da região do VS

São Leopoldo

202 casos

5 internados

169 recuperados

1 morte

Sapucaia do Sul

86 casos

7 internados

32 recuperados

6 mortes

Esteio

30 casos

3 internados

13 recuperados

0 morte

Portão

20 casos

4 internados

9 recuperados

0 morte

Capela de Santana

Não há caso registrado

Total na região

338 casos

19 internados

223 recuperados

7 mortes

* Dados cruzados entre prefeituras da região e Secretaria de Saúde do RS até as 20 horas de segunda-feira (25). 

65 por cento dos infectados pela Covid-19 na região já são considerados recuperados.

A Prefeitura de São Leopoldo custeou inicialmente 700 testes da Feevale e mais 300 agora, em uma segunda etapa, somando mil ao todo. Os demais, vieram do governo federal.

 

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.