Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Especial Coronavírus Pandemia

Pesquisa aponta que são 11 subnotificações para cada caso positivo de Covid-19 em Esteio

Dado faz parte da primeira etapa de pesquisa de campo (nas casas) sobre o coronavírus em Esteio, envolvendo visitas nos 13 bairros da cidade e testes rápidos em 543 moradores

Por Alecs Dall'Olmo
Publicado em: 27.05.2020 às 03:00 Última atualização: 27.05.2020 às 09:39

Estudo para mapear e nortear as próximas ações para enfrentamento da pandemia Foto: Adriano Rosa da Rocha/Prefeitura de Esteio/Divulgação
Traçar um perfil epidemiológico, genômico e clínico do vírus SARS-CoV2, causador da Covid-19 são os objetivos de uma pesquisa sobre o coronavírus em Esteio. Ontem (26) foram apresentados, durante uma live, os dados da primeira das quatro etapas da iniciativa. O recorte envolve o período entre 18 e 20 de maio.

"Alguns dados chamam atenção na primeira fase da pesquisa. Um deles envolve a subnotificação que é uma realidade não apenas nossa, mas do mundo. Como tem muita gente assintomática, as pessoas são vetores sem saber. Pela pesquisa estima-se que Esteio estava com um caso confirmado para 11 subnotificados. Testamos com quadro assintomático. Não temos subnotificação por não testar", ressalta o prefeito Leonardo Pascoal, lembrando que a iniciativa é uma parceria da prefeitura com as universidades Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) e Feevale.

CONTEÚDO ABERTO | Leia todas as notícias sobre coronavírus

Conforme dados da pesquisa, foram aplicados testes rápidos em 543 moradores. Eles resultaram na confirmação de dois casos da doença, o que apontaria para uma prevalência de 0,37%, ou seja, 37 casos positivos a cada 10 mil pessoas. É com base nesse levantamento que parte da estimativa que o município poderia ter, naquele período, 306 habitantes com Covid-19, enquanto os registros oficiais para a data apontavam 25 moradores com teste positivo para coronavírus.

Em casa

Pascoal também destaca outros dados do trabalho de campo, que mobilizou uma equipe com mais de cem pessoas. "A adesão dos esteiense ao isolamento social também é destaque. Mais de 60% das pessoas estão ficando em casa e saindo apenas para coisas essenciais. Também não estão recebendo outras pessoas. Acesso só aos que moram no local. Um percentual que contribuiu para reduzir a velocidade de transmissão da doença."

A ideia da pesquisa partiu de Pascoal que procurou pela professora Claudia Thompson, coordenadora da pesquisa e docente do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da UFCSPA para planejar a iniciativa em parceria com as outras instituições. Participaram da apresentação dos dados iniciais do estudo, por meio de uma live no Facebook da prefeitura, além do prefeito e de Claudia, a secretária municipal de Saúde, Ana Boll, e a coordenadora do estudo na Unisinos, Nêmora Barcellos. A segunda fase de coletas, de um total de quatro previstas, vai ocorrer entre 1º e 2 de junho.

Instrumento para orientar

Entre os vários dados apresentados na fase inicial da pesquisa estão avaliações de saúde e comportamento. Foram 543 testes rápidos aplicados: 63,5% dos entrevistados não apresentaram qualquer sintoma de Covid, 20,1% tiveram um sintoma, 8,7% dois sintomas, 7,2% três sintomas ou mais. Pelos dados colhidos nos domicílios, 38,1% afirmam sair de casa apenas para compras essenciais, 26,2% ficam em casa o tempo todo, e 19,3% saem todos os dias.

Esforço conjunto

Para Claudia, tratase de uma experiência gratificante. “Estamos realizando um trabalho em prol da população de Esteio, cujos resultados poderão auxiliar na calibração das medidas de enfrentamento por parte do município. Um esforço conjunto entre universidades e a prefeitura, com a colaboração de 41 pesquisadores, mais de 60 colaboradores e apoio da população.” Ela ressalta que o trabalho é uma oportunidade.

“A pesquisa representa uma oportunidade de conhecermos a prevalência da Covid-19, bem como sua evolução e características moleculares do vírus causador da doença. A pesquisa sendo conduzida em Esteio se trata, no seu conjunto, de ação inédita e que contempla 12 objetivos maiores, envolvendo análises epidemiológicas, moleculares, clínicas e computacionais, que trarão resultados diretos e indiretos em prol da população.” Ana completa que a cidade está diante de uma leitura ampla que resultará em um quadro para melhorar o planejamento em saúde.

Oitava morte na região

Esteio registrou o primeiro óbito devido à Covid-19 no município na tarde de ontem. A vítima é uma idosa, de 97 anos, residente de uma Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI) do município. A paciente, que esteve internada no Hospital São Camilo, apresentava diabetes, hipertensão e desidratação. Na última quinta-feira (21), ela ingressou no Hospital São Camilo, vindo a falecer na segunda-feira passada.

A Covid-19 nas cidades da região do VS

São Leopoldo: 210 casos, 6 internados, 171 recuperados, 1 morte.

Sapucaia do Sul: 90 casos, 7 internados, 41 recuperados, 6 mortes.

Esteio: 31 casos, 0 internado, 13 recuperados, 1 morte.

Portão: 20 casos, 4 internados, 9 recuperados, 0 morte.

Capela de Santana: Não há caso registrado.

Total na região: 351 casos, 17 internados, 234 recuperados, 8 mortes.

*Dados cruzados entre prefeituras da região e Secretaria de Saúde do RS até as 20 horas de terça-feira (26). 

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.