Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Especial Coronavírus Saúde em alerta

Novo Hamburgo, Sapiranga e São Leopoldo têm hospitais com 100% da ocupação em UTIs

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), situação da região está um pouco melhor, com 88% dos leitos ocupados

Publicado em: 08.06.2020 às 13:34 Última atualização: 08.06.2020 às 19:10

UTI do Hospital Lauro Reus, de Campo Bom Foto: Jonas Soares/PMCB
A chamada Região 7 do plano de distanciamento social do governo do Estado era a única a estar com situação vermelha com relação a leitos de de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) no início da tarde desta segunda-feira (8). Novo Hamburgo, Sapiranga e São Leopoldo, que fazem parte desta região, estavam com 100% dos leitos ocupados às 13h05, na última atualização da Secretaria Estadual de Saúde (SES).

CONTEÚDO ABERTO | Leia todas as notícias sobre coronavírus

Já o percentual de ocupação da região como um todo estava em 88,2%, com 67 dos 76 leitos de UTI ocupados. Deste total, 17 eram ocupados por pacientes com coronavírus (5) ou suspeita (12).

Com relação aos leitos de Covid fora de UTI, a ocupação estava em 7,8%, tendo apenas 29 dos 370 quartos ocupados. Dos 76 respiradores disponíveis, 30 estavam em uso até o início desta tarde.

Ainda que a Região 7 tenha aumentado sua capacidade de internação em leitos de UTI, a taxa de ocupação segue no vermelho. Já são 19 dias seguidos na situação considerada mais crítica. Na quinta-feira à noite, a região chegou a ter 100% dos leitos de UTIs ocupados nos 10 hospitais de referência para a SES.

Fazem parte da Região 7: Araricá, Campo Bom, Dois Irmãos, Estância Velha, Ivoti, Lindolfo Collor, Morro Reuter, Nova Hartz, Novo Hamburgo, Portão, Presidente Lucena, Santa Maria do Herval, São José do Hortêncio, São Leopoldo e Sapiranga.

Situação em Novo Hamburgo

Mesmo que seja dinâmica a mobilidade dos leitos em UTI, devido à entrada e saída de pacientes, a situação segue complicada em Novo Hamburgo. Nesta segunda-feira, o Hospital Municipal estava com todos os 20 leitos de UTI ocupados. A situação se repete desde, pelo menos, o dia 25 de maio. Dos 20 leitos ocupados, dois são por pacientes com confirmação de Covid-19. 

De acordo com levantamento da SES, dos 79 leitos de Covid fora da UTI, 13 estão ocupados, dois deles por pacientes com diagnóstico confirmado e outros 11 ainda por suspeita. 

Campo Bom, Estância Velha, Sapiranga e São Leopoldo

Assim como em Novo Hamburgo, Sapiranga e São Leopoldo tinham 100% dos seus leitos de UTI ocupados nesta segunda-feira. Em Sapiranga, dos 12 leitos, sete estavam para pacientes com Covid (2) ou suspeita (7). Em São Leopoldo, dos 10 leitos, seis eram ocupados por pacientes com a doença (2) ou suspeita (4). 

Em Campo Bom, a situação é mais tranquila. Dos 10 leitos de UTI, sete estavam ocupados e nenhum por Covid. Todos, no entanto, faziam uso de respiradores. Já nos 10 leitos para pacientes com a doença ou suspeita, somente três estavam ocupados. 

Em Estância Velha, onde não há UTI, todos os 15 leitos para Covid estavam desocupados. 

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.