Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Especial Coronavírus Emergencial

Região poderá ter cor de bandeira alterada para amarela com habilitação de leitos de UTI

Essa é a expectativa após a liberação do Ministério da Saúde de 18 novos leitos de UTI em Gramado, Bento Gonçalves e Farroupilha

Publicado em: 09.06.2020 às 12:47 Última atualização: 09.06.2020 às 13:02

São Miguel passa a ter 18 leitos de UTI Foto: Arquivo GES
Além do Hospital Arcanjo São Miguel em Gramado, que teve oito novos leitos de UTI habilitados pelo Ministério da Saúde, nesta terça-feira (9), outras duas cidades da Serra foram contempladas, conforme o Diário Oficial da União. Bento Gonçalves terá cinco novas unidades no Hospital Tacchini e Farroupilha, no Hospital São Carlos, também terá cinco novos leitos.

A expectativa do secretário da Saúde de Gramado, João Teixeira, é de que com essas novidades, a região possa ter alteração na cor da bandeira, conforme Plano de Distanciamento Controlado do Governo Estadual. “Um dos pontos que determina a cor da bandeira é a oferta da estrutura de leitos de UTI para Covid-19. Diversos hospitais da Região conseguiram essas habilitações, isso fará com que a bandeira permaneça na cor laranja ou até melhore de posição”, afirma Teixeira.

“Foi um trabalho conjunto da Secretaria Municipal da Saúde, com a direção do Hospital São Miguel e Administração Pública. Vamos determinar agora o alinhamento dos fluxos, para que possivelmente já na próxima semana seja deliberado e colocado à disposição da Central de Regulação do Estado, que regula e repassa esses leitos”, aponta o secretário.

Ao todo, Gramado contará com 18 leitos de UTI, possibilitando o aumento da oferta e da estrutura hospitalar para Gramado e região. Essa autorização é uma das medidas de enfrentamento ao Covid-19 para a casa de saúde. A habilitação ocorrerá, excepcionalmente, pelo prazo de 90 dias, podendo ser prorrogada. Finalizada a situação de emergência de saúde pública, esses leitos poderão ser encerrados a qualquer tempo. O prefeito Fedoca Bertolucci ressalta a importância destes novos leitos, pois é o reconhecimento ao esforço de toda a comunidade para o enfrentamento ao coronavírus.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.