Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Especial Coronavírus Avanço da pandemia

São Leopoldo tem aumento de 40% em casos ativos de Covid e declara situação de alerta

Apenas nesta sexta-feira (12), a prefeitura confirmou 31 novos casos de coronavírus, o maior número registrado em um único dia na cidade

Por Juliane Kerschner
Publicado em: 13.06.2020 às 11:02 Última atualização: 13.06.2020 às 11:47

A Prefeitura de São Leopoldo declarou condição de alerta no sistema de saúde por causa do número elevado de casos confirmados e internações por Covid-19. No dia 5 de junho, o município tinha 327 casos confirmados, destes 238 recuperados. Apenas sete dias depois, a cidade chegou a 430 casos, destes 321 recuperados. Um aumento de 103 casos em uma semana. Apenas nesta sexta-feira (12), a prefeitura confirmou 31 novos casos de coronavírus, o maior número registrado em um único dia na cidade.

CONTEÚDO ABERTO | Leia todas as notícias sobre coronavírus

De acordo com a Secretaria da Saúde, a curva de casos ativos (pessoas com vírus ativo) apresentou uma taxa de crescimento superior a 40%, visto que no dia 4 de junho eram 302 casos confirmados e 229 recuperados, ou seja, 73 pacientes com vírus ativo. Uma semana depois, no dia 11 de junho, a secretaria contabilizava 399 casos confirmados e 291 recuperados.

A taxa de lotação da UTI Covid-19, no Hospital Centenário, chegou nesta sexta a 70%. Dos sete pacientes internados na área intensiva, dois possuem diagnóstico confirmado para coronavírus e cinco aguardam resultado de teste RT-PCR, estando um destes em ventilação mecânica.

“O cenário de casos ativos na cidade se aproxima de patamar que exige atenção singular, visto a possibilidade de desassistência. Atualmente, o conjunto dos leitos de UTI da Fundação Hospital Centenário encontra-se com taxa de ocupação de 82%, UTI Adulto e UTI Neonatal estão com a taxa de ocupação neste sábado (13) em 90%. E por isso que é necessária ação eficaz para contenção da disseminação do vírus, com antecedência apropriada à lotação máxima da capacidade de atendimento de casos críticos” afirma através de nota, o secretário da Saúde Ricardo Charão.

Diante disso e da consistente tendência de alta nos indicadores a analisados, a Prefeitura de São Leopoldo afirma que novas medidas para contenção do crescimento da pandemia passam a ser analisadas e que persistindo a situação em curso serão divulgadas nos próximos dias.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.