Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Especial Coronavírus Surto de Covid-19

Lar de idosos com 3 óbitos e 13 casos de Covid-19 é notificado pela prefeitura de Esteio

Prefeito Leonardo Pascoal publicou em suas redes sociais que a instituição foi negligente no cuidado sanitário de residentes e colaboradores

Por Jean Peixoto
Publicado em: 14.06.2020 às 18:20 Última atualização: 14.06.2020 às 19:39

Uma Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI) de Esteio foi parcialmente interditada no último sábado (13), após a ocorrência de três óbitos e 13 casos confirmados de Covid-19. A informação foi divulgada pelo prefeito Leonardo Pascoal em uma rede social. Ele acusou o local de negligência.

“A instituição, que é particular, foi negligente no cuidado sanitário de residentes e colaboradores, resultando em 13 casos confirmados de Covid-19 e 3 óbitos. É a única ILPI com casos positivos. Servidores vão monitorar diariamente a instituição”, escreveu o prefeito. Conforme a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o lar foi interditado para novos ingressos e saídas de idosos. O residencial tem registrados 44 residentes e 29 trabalhadores.

CONTEÚDO ABERTO | Leia todas as notícias sobre coronavírus

A SMS informa que o primeiro óbito no residencial ocorreu dia 26 de maio. A vítima foi uma senhora de 97 anos, que teria contraído a Covid-19 de sua cuidadora particular. Somente depois do contágio, ela se tornou residente do lar e lá (sem sintomas no início) transmitiu para as outras duas cuidadoras que contaminaram outros residentes.

No dia 4 de junho, por determinação da SMS, cinco pacientes foram internados no Hospital São Camilo, por outras comorbidades. Nos dias 10 e 12 de junho, dois óbitos foram registrados, sendo duas residentes (75 e 78 anos) do mesmo lar, com teste positivo para Covid-19. Por contar com área física que permite o isolamento dos moradores que lá estão, o lar foi interditado para novos ingressos e saídas de idosos.

Segundo a SMS, desde o primeiro registro de caso positivo para Covid-19 de funcionário e residentes do local, técnicos da Vigilância Sanitária fazem o acompanhamento e orientação periódicos, de acordo com as regas das autoridades sanitárias do Estado e País. Assim, a instituição foi notificada para que desenvolvesse um plano de contingência para prevenção, monitoramento e controle da transmissão do vírus.

Descumprimento

De acordo com a SMS, durante fiscalização, após os registros de aumento no número de casos, no dia 9 de junho, a Vigilância Epidemiológica constatou que a instituição descumpriu o próprio plano de contingência, liberando um residente com testagem sorológica positiva para covid-19, para sair do isolamento.

Já no dia 10 de junho, foi apresentado à direção da instituição, o auto de infração por descumprimento do ART.10, item XXIX da lei federal 6437/77, por não observação do plano de contingência, determinado pelas portarias estaduais 289 e 352 de 202. A medida autoriza a fiscalização diária no local, para orientar e fazer cumprir o plano de contingência, bem como propor adequações do documento e outras medidas que se fizerem necessárias.

A reportagem tentou contato com a administração da instituição, mas não obteve retorno.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.