Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Especial Coronavírus Mudança na bandeira

Prefeitos da Amserra se reúnem nesta segunda para pressionar o Estado

Lideranças solicitam a revisão da classificação da bandeira vermelha para Gramado, Canela e Nova Petrópolis, além de pedirem que estas cidades formem a sua região no mapa do distanciamento controlado

Publicado em: 14.06.2020 às 19:18 Última atualização: 14.06.2020 às 19:20

Bloqueios experimentais de ilha pedestre no final de semana Foto: Laura Gallas/GES-Especial
Prefeitos das cidades que compõem a Associação dos Municípios de Turismo da Serra Gaúcha (Amserra) terão reunião extraordinária na manhã desta segunda-feira (15), na Prefeitura de Gramado. O objetivo é formalizar meios para apresentar ao governo estadual para retornar à bandeira laranja. Na noite de sábado (13), o governador Eduardo Leite divulgou as novas classificações das regiões do Estado, conforme o nível de contaminação do novo coronavírus, além da disponibilidade de leitos em UTIs da região.

Assim que ficaram sabendo da reclassificação, lideranças e empresários da Região das Hortênsias se manifestaram não concordando com a nova cor de bandeira para as cidades como Gramado, Canela e Nova Petrópolis, considerando que há disponibilidade de leitos nos hospitais e que a disseminação da Covid-19 está controlada. Estas cidades compõem a região de Caxias do Sul.

CONTEÚDO ABERTO | Leia todas as notícias sobre coronavírus

O prefeito de Gramado, Fedoca Bertolucci, lamenta essa situação. "Não consideramos justa esta classificação já que Gramado não contribuiu para isso. Pelo contrário, estamos tomando todas as medidas necessárias para o controle da pandemia. Infelizmente a flexibilização do funcionamento das atividades econômicas que estamos adotando foi revogada pela nova norma do Estado”, afirmou. O vice-prefeito de Gramado, Evandro Moschem, publicou em uma rede social que conversou com o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Rodrigo Lorenzoni. "Ele encaminhou a nossa demanda ao governador, quanto ao nosso pleito de reclassificação de Gramado sobre o sistema de bandeiras adotado. Não é justo ter nossa capacidade econômica reduzida com o sistema de saúde da nossa cidade controlado", argumenta. Moschem adiantou que segundo o secretário Lorenzoni, a solicitação já está com o Gabinete de Crise do Estado.

Régis Luis Hahn, prefeito de Nova Petrópolis aponta que a região está mobilizada para melhorar a situação quanto à bandeira. O intenção é retornar para a sinalização de cor laranja, evitando, assim, as restrições que estão previstas na bandeira vermelha.

Em sua rede social, o vice-prefeito de Canela, Gilberto Cezar se posicionou contra a determinação do Estado e afirma que vão se unir para reverter essa questão. "Não podemos parar, as pessoas precisam trabalhar e, sim, mantendo o distanciamento e a higienização permanente, além do uso de máscara", ressalta.

Cezar aponta que a realidade de Caxias do Sul e Bento Gonçalves, por exemplo, é diferente de Canela e Gramado com relação a disseminação dos vírus e taxa de ocupação dos hospitais. "Vamos lutar para que seja criada uma nova região dentro das determinações do Estado, sendo assim, Caxias fica na Região dos Vinhedos e a Região das Hortênsias abraça as cidades daqui, onde o contágio está controlado", avalia.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.