Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Especial Coronavírus Novas regras

São Leopoldo reduz horários do comércio e limita estacionamento da Rua Independência

Novo decreto, publicado na tarde desta segunda-feira (15), estabelece novas restrições como o fechamento do comércio não essencial nos fins de semana e manutenção do fechamento do shopping

Por Jean Peixoto
Publicado em: 15.06.2020 às 19:48 Última atualização: 15.06.2020 às 20:08

Estacionamento da Rua Independência será reduzido em 50% conforme novo decreto Foto: Diego da Rosa/;GES/Diego da Rosa/GES
Redução da carga horária de estabelecimentos, limitação do estacionamento na Rua Independência e fechamento do comércio não-essencial aos fins de semana. Estas são algumas das medidas estabelecidas pelo decreto 9591/20, assinado nesta segunda-feira (15), pelo prefeito Ary Vanazzi, para conter o avanço do coronavírus no Município. As alterações devem entrar em vigor a partir desta terça-feira (16).

CONTEÚDO ABERTO | Leia todas as notícias sobre coronavírus

Conforme o texto, os estabelecimentos comerciais considerados não essenciais que poderão permanecer abertos serão apenas aqueles enquadrados como MEI, micro e pequenas empresas, ficando suspensa as atividades de estabelecimentos comerciais de médio e grande porte. Os bares, restaurantes e lancherias com atendimento local terão horário reduzido e poderão operar das 11 às 14 horas.

O endurecimento das regras foi reservado aos finais de semana, quando apenas o comércio e os serviços considerados essenciais poderão permanecer abertos. Conforme o prefeito já havia antecipado na transmissão ao vivo de domingo, haverá uma redução de 50% das vagas de estacionamento da Rua Independência, no Centro. As academias poderão seguir operando e cumprindo o protocolo de higiene e controle de acesso.

O prefeito destaca o aumento dos casos de Covid-19 no Município como motivação para as medidas. "A decisão pelas medidas mais restritivas é motivada especialmente pela escalada da doença que cresceu praticamente 40% na última semana. O número de casos ativos chegou a 136, do total de confirmados que até sábado eram 462, e pela ampliação da testagem segue em alto crescimento. Pessoas com vírus ativo, contatos e suspeitos são monitorados diariamente pelo Centro de Monitoramento de Isolamento Domiciliar (Cemid) da Secretaria Municipal de Saúde. Outro grave sinal é a ocupação de leitos de UTI Covid do Hospital Centenário que chegou a bater 80% de ocupação, com 8 dos 10 leitos exclusivos ocupados. Nosso cuidado é com a saúde da população. Queremos evitar colapso no atendimento hospitalar e preservar vidas", afirma Vanazzi.

 

Calendário de ações

Os bairros com maior incidência de casos confirmados como Arroio da Manteiga, Santos Dumont e Feitoria começaram a receber a partir da manhã desta segunda-feira, ações mais incisivas de higienização de locais centrais e blitz sanitárias com orientações de saúde e medida de temperatura.

Articulação regional

O prefeito Ary Vanazzi também está liderando um processo de diálogo com os demais gestores municipais para discussão de um protocolo mínimo entre os municípios e do debate de temas de impacto na região. Uma reunião da Associação dos Municípios da AMVARS e da GRANPAL deverá ocorrer nessa semana.

Nos fins de semana

Os estabelecimentos autorizados a permanecerem abertos deverão manter em local visível o alvará e certificado de registro conforme contrato social. Aos fins de semana, apenas o comércio e serviços essenciais poderão funcionar. Conforme o decreto 9.482, publicado em 20 de março, são considerados essenciais:

• Clínicas de Saúde e Veterinárias
• Farmácias
• Mercados, Supermarcados e Hipermercados
• Padarias
• Postos de Combustíveis e Distribuidoras de gás
• Lojas de conveniência
• Loja de venda de água mineral
• Agropecuárias e Pet Shops
• Lavanderias
• Oficinas Mecânicas
• Óticas
• Ferragens
• Comércio de peças e equipamentos

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.