Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Especial Coronavírus Pandemia

Prefeitos miram em blitze em ônibus e trens para região evitar bandeira vermelha

Encontro reuniu mais de 30 prefeitos das regiões metropolitana de Porto Alegre e do Vale do Sinos na manhã de ontem para discutir medidas para contenção do avanço da pandemia

Por Jean Peixoto
Publicado em: 17.06.2020 às 03:00 Última atualização: 17.06.2020 às 08:01

Prefeito Ary Vanazzi participou de reunião com prefeitos pela manhã e com a imprensa durante a tarde Foto: Thales Renato Ferreira/PMSL/Divulgação
A possibilidade de chegar à bandeira vermelha no plano de distanciamento controlado do governo do Estado vem preocupando prefeitos de todo o Rio Grande do Sul. Para debater sobre o tema, mais de 30 gestores dos municípios que integram as associações dos municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (Granpal) e do Vale do Rio dos Sinos (Amvars), reuniram-se, por meio de uma videoconferência, na manhã de ontem (16). Entre as propostas apresentadas na reunião, a implementação de blitze nos trens e ônibus da região foi destaque. O encontro virtual foi organizado após a alternância de quatro regiões do Estado para a bandeira vermelha do distanciamento controlado. Duas delas (Santa Maria e Santo Ângelo) voltaram à bandeira laranja na tarde de ontem, permanecendo na vermelha apenas as regiões Uruguaiana e Caxias do Sul.

CONTEÚDO ABERTO | Leia todas as notícias sobre coronavírus

O prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi, levou à reunião sugestões de protocolos conjuntos entre os municípios como: testar 1% da população da região; ampliar leitos UTI para atendimento de pacientes Covid; fechamento radical das cidades para reduzir ao máximo a circulação de pessoas nos próximos dois finais de semana; e realização de blitze de higienização nas vias que cruzam as cidades. "Avançamos em alguns pontos, a reunião foi bastante positiva, mas precisamos levar adiante as discussões. Continuar com a conversa, fazer outras reuniões e acompanhar com responsabilidade a evolução da pandemia aqui, no nosso quintal, especialmente", comentou Vanazzi.

Transporte público

O prefeito destacou a necessidade de monitoramento no transporte e barreiras de higienização. Ele salienta que a superlotação no transporte público, que contraria as medidas de distanciamento social previstas pelos órgãos internacionais de Saúde, é um problema estrutural. "Levantei a questão do transporte público na reunião. Há um problema estrutural muito pesado nas cidades", frisa.

Segundo a presidente da Granpal e prefeita de Nova Santa Rita, Margarete Ferretti, a proposta discutida consiste na realização de barreiras para medição de temperatura de usuários no trem e em ônibus intermunicipais, aliando com ações de higienização. Segundo Margarete, será elaborado um documento com os encaminhamentos feitos e avaliação de quando e como poderão ser implementados.

22 óbitos relacionados à Covid-19 foram registrados na região do VS até ontem à noite

Ao todo, a região já soma 857 casos confirmados, 640 recuperados, e outros 32 estão internados.

 

Fechamento em Sapucaia

O prefeito de Sapucaia do Sul, Luis Rogério Link, que também participou da reunião da Granpal na manhã de ontem, decidiu estender o fechamento do comércio nos fins de semana até o fim de junho. A cidade tem 86% dos leitos de UTI Covid ocupados. "Diante da situação que estamos vivendo, seguiremos com o fechamento do comércio nos finais de semana, mas com mais restrições. É preciso que as pessoas entendam a importância de permanecer em casa, mantendo o distanciamento social", disse o prefeito.

Dois óbitos no Centenário

O Hospital Centenário registou dois óbitos relacionados ao novo coronavírus ao longo da terça-feira. Ambos os pacientes estavam internados na ala Covid-19 do hospital desde o dia 11 de junho e eram moradores do bairro Feitoria. A primeira vítima foi uma mulher de 57 anos. O segundo caso foi de um homem de 42 anos. O HC aponta que não há informação sobre relação entre eles.

A Covid-19 nas cidades da região do VS

São Leopoldo

497 casos

12 internados

401 recuperados

7 mortes

Sapucaia do Sul

219 casos

6 internados

152 recuperados

10 mortes

Esteio

102 casos

11 internados

69 recuperados

4 mortes

Portão

38 casos

1 internado

18 recuperados

1 morte

Capela de Santana

1 caso

2 internados

0 recuperado

0 morte

Total na região

857 casos

32 internados

640 recuperados

22 mortes

* Dados cruzados entre prefeituras da região e Secretaria de Saúde do RS até as 20 horas de terça-feira (16)

Realidades distintas

A presidente da Amvars e prefeita de Dois Irmãos, Tânia Terezinha da Silva, salientou que os municípios, independentemente da proposta da Granpal, vão agir como região 7 do distanciamento controlado, respeitando o que preconiza a bandeira laranja. "Não teremos ações diferentes do que já vinha sendo feito. Cada prefeito e prefeita pode fazer um decreto mais restritivo ou não, de acordo com sua realidade de população e número de casos." Sobre o monitoramento no transporte, resume: "Nós já estamos fiscalizando os serviços, mas, efetivamente, iremos intensificar." A partir de hoje, comércio e serviços de Novo Hamburgo fecham às 20 horas.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.