Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Especial Coronavírus De olho nos hospitais

Após quase um mês no vermelho, Região 7 melhora e fica amarela em leitos de UTI

Situação em Novo Hamburgo e São Leopoldo ainda está no vermelho, com ocupação acima de 80%. No caso leopoldense, a lotação é de 100% dos leitos de UTI. Os dados são do boletim estadual do meio-dia desta terça-feira (16)

Publicado em: 16.06.2020 às 13:09 Última atualização: 16.06.2020 às 14:18

A ocupação nos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulto dos dez hospitais da Região 7 ficou amarela pela primeira vez em quase um mês, após sucessivas marcações na bandeira vermelha. Depois de começar a terça-feira (16) com taxa de 87%, o boletim do meio-dia contabilizou baixa na ocupação chegando a 71,4%. Ou seja, 55 dos 77 leitos ocupados estão ocupados.

Desde total, 24 (43,6%) eram usados por pacientes com Covid-19 (9) ou suspeita (15). Segundo levantamento da Secretaria Estadual de Saúde (SES), não há crianças em UTI na região.

CONTEÚDO ABERTO | Leia todas as notícias sobre coronavírus

Com relação ao leitos Covid fora da UTI a ocupação é de 15,1%, estando 56 das 370 unidades ocupadas. Do total, 19 pacientes já tiveram diagnóstico confirmado para a doença. Os demais ainda são casos suspeitos. Duas crianças ainda em investigação estão internadas. 

Em São Leopoldo, no Hospital Centenário, a ocupação era total nos 11 leitos até o boletim do meio-dia. Dos 11 pacientes internados, 6 eram relativos a casos de Covid-19 (um confirmado e cinco suspeitos), representando 55,5% da ocupação dos leitos.

Em Novo Hamburgo, cidade com o maior número de leitos de UTI em hospitais, somando 44 distribuídos entre os hospitais Municipal, Unimed e Regina, ao meio-dia, conforme a SES, 36 unidades estavam ocupadas, sendo 9 por suspeita (5) ou confirmação (4) de Covid. Dos 107 leitos Covid fora da UTI, 38 estavam com pacientes. 

Em Campo Bom, o Hospital Lauro Reus teve sua ocupação batendo em exatos 80%, ao meio-dia, com oito dos dez leitos de UTI ocupados (apena um caso é confirmado de Covid-19). Nas demais cidades da região 7 a situação nos leitos de UTI é de bandeira verde, segundo o balanço do estado.

Bandeira amarela na região 8 

Na região 8, de Canoas, que inclui Sapucaia do Sul, Esteio e Capela de Santana, a ocupação de leitos de UTI é de 79,3%, seguindo praticamente no limite da bandeira amarela (abaixo de 80%), após chegar a ficar na bandeira vermelha na segunda-feira (registrou 81% de ocupação). Um dos motivos desta estabilidade em torno de 80% da ocupação é a quantidade de leitos: 121. Destes, até o meio-dia de hoje, 96 estavam com pacientes, sendo que apenas 15,6% (15 casos) eram de relativos à Covid-19 nas UTIs. Fora da UTI, 60 pacientes estavam internados em leitos especiais para tratamento da doença.  

Em todo o Estado, no boletim do meio-dia do mapa covid.saude.rs.gov.br, desta terça-feira, apenas a região 21, de Pelotas, no Sul do Estado, registrava bandeira vermelha na ocupação de leitos (82,6%).

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.