Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Especial Coronavírus Alerta

Erro de preenchimento fez Região 7 ter bandeira amarela na situação de leitos de UTI

Informação já foi corrigida e, com isso, área de Novo Hamburgo e São Leopoldo completa um mês com lotação perto de 100% nas unidades de terapia intensiva

Por Micheli Aguiar
Publicado em: 17.06.2020 às 13:50 Última atualização: 17.06.2020 às 15:33

Hospital Sapiranga Foto: Divulgação
Durou pouco a 'bandeira amarela' no indicativo da taxa de ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) nos hospitais da Região 7. Na verdade, nunca houve melhora significativa na ocupação das UTIs. O índice inferior a 80%, alcançado entre a tarde de ontem e a manhã desta quarta-feira (17), só foi possível por um erro com relação as dados informados pelo Hospital Sapiranga.

CONTEÚDO ABERTO | Leia todas as notícias sobre coronavírus

Durante 24 horas, o sistema da Secretaria Estadual da Saúde (SES) mostrava que todos os 12 leitos estavam liberados. A informação foi corrigida pelo Hospital, e a plataforma traz a informação é que 11 dos 12 leitos estão ocupados nesta quarta, sendo 10 por pacientes com Covid (5) ou suspeita (5). A casa de saúde afirma que "houve um erro de digitação" e que a informação já foi corrigida.  

Segundo da Secretaria Estadual de Saúde, cada hospital é responsável pelo preenchimento diário da situação dos leitos UTI e Covid fora de UTI. As instituições fazem a comunicação via sistema, que gera as informações de forma automática para a plataforma de Covid. 

A portaria 220 de 23 de março estabelece a obrigatoriedade de todos os hospitais do Estado, sejam eles públicos ou privados, a comunicarem diariamente os casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) já com a confirmação para Covid ou suspeita. As informações são públicas e podem ser conferidas na plataforma covid.saude.rs.gov.br.

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, cada hospital é responsável pelo preenchimento diário da situação dos leitos UTI e Covid fora de UTI. As notificações são feitas duas vezes ao dia, pela manhã e à tarde. As instituições fazem a comunicação via sistema, que gera as informações de forma automática para a plataforma de Covid, não havendo intervenção da SES neste momento.  

Lotação acima de 90%

Com a correção, a plataforma da SES mostra que a região segue no 'vermelho', com 93,5% dos leitos atendendo a pacientes até as 13h05. Dos 77 leitos, 72 estavam ocupados, sendo 24 por pessoas com Covid (12) ou suspeita (12). Havia leitos de UTI disponíveis em Campo Bom (3), Sapiranga (1) e São Leopoldo (1).

A Região 7 foi a primeira a ter 100% da ocupação de leitos de UTI ainda em maio. Desde o dia 21, opera com a capacidade no limite, acima de 80%. Tendo picos próximo de 100%.  

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.