Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Especial Coronavírus Pandemia

Sanitização de volta aos espaços públicos e bairros de São Leopoldo

Ações estão sendo intensificadas nesta semana, principalmente nos bairros com maior incidência de casos de coronavírus no Município

Por Priscila Carvalho
Publicado em: 18.06.2020 às 03:00 Última atualização: 18.06.2020 às 08:30

Ontem, uma das equipes de sanitização esteve na Scharlau Foto: Diego da Rosa/;GES/Diego da Rosa/GES
Seguindo cronograma, a Prefeitura de São Leopoldo intensificou, esta semana, as ações de sanitização em espaços públicos e acessos de comércios pela cidade. A iniciativa foi uma das adotadas pela administração municipal como parte das medidas mais restritivas para evitar a disseminação do coronavírus. A motivação foi, justamente, o crescimento no número de casos nos últimos dias e a ocupação de leitos de UTI Covid do Hospital Centenário, que chegou a bater 80% na semana passada.

CONTEÚDO ABERTO | Leia todas as notícias sobre coronavírus

A ação envolve principalmente os bairros com maior incidência de casos confirmados. Ontem, duas equipes realizavam o serviço, uma na região da Scharlau e outra no bairro Santos Dumont. Conforme a Superintendência de Comunicação (Scom) da Prefeitura de São Leopoldo, no processo, é pulverizado hipoclorito de sódio - substância usada como desinfetante - seguindo orientação da Nota Técnica N° 26/2020, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

O prefeito Ary Vanazzi justificou que, como não há vacina é preciso desenvolver ações voltadas para a não proliferação do vírus. "A Covid-19 é uma ameaça que levou cidades, Estados e países ao estado de emergência pública. É de suma importância tomar atitudes e cuidados para evitar a disseminação e contaminação pelo vírus. O hipoclorito de sódio é uma forma de higienizar com mais eficiência as superfícies, pois nem tudo pode ser limpo com água e sabão", disse.

Hidrojatos pelas ruas da cidade

Na terça-feira passada, o trabalho de limpeza ocorreu nos acessos dos comércios da avenida Henrique Bier, bem como no Centro de Saúde Campina. A higienização consiste no uso de caminhões de hidrojato para pulverizar solução de água e hipoclorito de sódio para desinfetar os espaços públicos, como calçadas e paradas de ônibus.

Uso de hipoclorito de sódio diluído

A Scom explicou que, conforme a Anvisa, o hipoclorito de sódio pode substituir o álcool 70% na desinfecção de objetos e superfícies. O hipoclorito 12% deve ser diluído em água, na proporção de 200ml de água sanitária para 5 litros de água. A nota também aponta que uma solução de água e hipoclorito de sódio pode desativar o coronavírus em superfícies, uma vez que o Covid-19 tem uma camada protetora de gordura que é destruída por esse produto.

Fiscalização segue atuando no cumprimento do decreto

Concomitante ao processo de sanitização nos bairros, também continuam ocorrendo as ações de fiscalização, especialmente na área central e nos chamados corredores comerciais da cidade, para verificar se as determinações estabelecidas estão sendo cumpridas. Segundo o coordenador da Fiscalização no Município, Thiago Gomes, as equipes seguem orientando e, se necessário, solicitando o fechamento dos estabelecimentos que não estejam respeitando o decreto municipal.

Nos bairros, as ações acontecem principalmente por meio de denúncias, que podem ser encaminhadas pelos telefones 156 da Ouvidoria Geral da Prefeitura, 153 ou 2200-0629 da Guarda Civil Municipal, ou pelo Whatsapp da Guarda no número (51) 99338-3222.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.