Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Especial Coronavírus Repercussão

Prefeitos comemoram retorno à bandeira laranja, mas alertam que cuidados continuam

Com a alteração na classificação de risco, municípios de Gramado e Canela poderão reabrir comércio a partir de terça-feira

Publicado em: 21.06.2020 às 12:13 Última atualização: 21.06.2020 às 12:29

Comerciantes tiveram que fechar os estabelecimentos em Canela na última semana Foto: Letícia de Lima/GES-ESPECIAL
Depois de uma semana conturbada e de mobilizações para que o Governo do Estado revertesse a região da Serra gaúcha da bandeira vermelha (risco alto) para a laranja (risco médio), os prefeitos de Gramado, Fedoca Bertolucci, e Canela, Constantino Orsolin, comemoraram a mudança anunciada pelo governador Eduardo Leite neste sábado (20).

Com a alteração na classificação de risco, os municípios da região poderão reabrir o comércio e restaurantes a partir de terça-feira (23), e o setor hoteleiro está permitido a ampliar a taxa de ocupação.

A abertura de oito leitos temporários de UTI exclusivos para a Covid-19 no Hospital Arcanjo São Miguel, em Gramado, e os investimentos no Hospital de Caridade de Canela (HCC) para atendimento de média complexidade para a doença foram indicadores determinantes para a mudança de categoria. Segundo o governador, a região de Caxias do Sul, a qual engloba os municípios de Gramado e Canela, ampliou de 33 para 82 os leitos de UTI livres. O número de confirmados internados para a Covid-19, ainda reduziu de 44 para 39 casos.

Mas, mesmo com a notícia sendo comemorada por políticos e empresários locais, os prefeitos alertam para que as empresas e a população continuem com os cuidados para evitar a proliferação do novo coronavírus. “A nova situação corresponde às expectativas da região, mas nem por isso cessará nossa luta para a obtenção de novos resultados”, afirmou Fedoca Bertolucci.

O chefe do Executivo canelense disse que a mudança na bandeira trata-se de uma excelente notícia e que é fundamental as pessoas se cuidarem. "Vamos continuar seguindo as orientações de saúde, usando máscaras e fazendo a higiene correta principalmente nas mãos, sem esquecer as normas de distanciamento. Ainda não vencemos esta guerra", mencionou Constantino Orsolin.

Os números na região

O boletim epidemiológico do Centro de Operações de Emergências (COE) Gramado de sexta-feira (19) revela que até o momento foram realizadas 725 testagens para a Covid-19 no município, sendo 712 resultados negativos e 13 casos positivos. Desses, 11 estão curados e dois em isolamento domiciliar.

Já em Canela, segundo a Secretaria Municipal de Saúde, atualmente há quatro pessoas infectadas. O município contabiliza, ainda, 25 pessoas que testaram positivo, mas estão recuperadas. Canela fez 759 exames, no total, de acordo com o último boletim divulgado na sexta-feira (19).

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.