Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Especial Coronavírus Pandemia

Campo Bom poderá multar quem fizer aglomerações

Projeto de lei deve ser votado na Câmara de Vereadores nesta quarta-feira (24)

Por Bruna Mattana
Publicado em: 23.06.2020 às 16:32

Campo Bom poderá multar para evitar aglomerações Foto: Juarez Machado/GES
Já está tramitando na Câmara de Vereadores de Campo Bom, e deve ser votado nesta quarta-feira (24), um projeto de lei, de autoria do executivo, que prevê multa a quem realizar eventos públicos e privados, com finalidade festiva e que promovam aglomeração de pessoas. A multa incidirá sobre o proprietário do imóvel onde estiver ocorrendo o evento e o valor é de 50 cinquenta unidades de referência municipal (URM’s) - o que equivale, atualmente, a R$ 207. Esse valor, no entanto, pode alterar conforme o mês.

CONTEÚDO ABERTO | Leia todas as notícias sobre coronavírus 

Segundo o texto, "considera-se aglomeração para fins de aplicação das sanções previstas na presente lei a reunião de pessoas, com finalidade festiva, que exceda o número de 5 (cinco) pessoas em um mesmo ambiente, seja público ou propriedade privada (casas, residências, sítios, chácaras, dentre outros)".

O prefeito Luciano Orsi esclarece, no entanto, que a multa será aplicada em casos de encontros extra familiares. "Sabemos que têm famílias com seis, sete pessoas. A multa não se aplica nesse caso. O que queremos coibir é o encontro de vizinhos, amigos e várias famílias, com festa, bebida, música, pois isso tem acontecido muito e é um descumprimento às normas sanitárias de combate à Covid-19", salienta.

Ele ressalta que, conforme estudos realizados pelas equipes de saúde do município, 63% dos casos de contaminação do coronavírus estão ocorrendo no ambiente familiar e de vizinhança, ou seja, dois terços da contaminação ocorrem nesses locais. "Desde março estamos lutando para preservar a atividade comercial e industrial. Estamos há meses conversando e pedindo colaboração da população, mas tem gente que não se conscientiza. Agora entramos na bandeira vermelha e não queremos permanecer nela. Por isso, vamos utilizar um dispositivo legal para fazer valer as normas de enfrentamento à doença."

Conforme o prefeito, a fiscalização já ocorre por meio de denúncias e deverá continuar assim. "Temos recebido muitas denúncias, principalmente à noite e aos finais de semana, quando mais acontece esse tipo de festinha. A Brigada também tem acompanhado. Claro que se a pessoa que for multada não concordar poderá procurar a Procuradoria do município", salienta.

As denúncias podem ser feitas pelo telefone (51) 3598-8600. É necessário informar o endereço completo para a fiscalização ir ao local. 

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.