Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Especial Coronavírus Evolução da Covid-19

Pesquisa indica que uma em cada 214 pessoas já foi contaminada pelo coronavírus no Estado

Governo do Estado divulgou novos dados do estudo da UFPel nesta quarta-feira (1º), que revela ainda que mais de 53 mil pessoas possuem anticorpos para a Covid-19

Publicado em: 01.07.2020 às 15:59 Última atualização: 01.07.2020 às 16:15

Dados foram divulgados pelo governador Eduardo Leite e o epidemiologista da UFPel Fernando Barros Foto: Felipe Dalla Valle/Palácio Piratini
O governo do Estado divulgou na tarde desta quarta-feira (1º), os dados da quinta rodada da pesquisa inédita sobre o estágio da evolução da Covid-19 no Rio Grande do Sul, que é coordenada pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). A pesquisa indica que uma em cada 214 pessoas foram infectadas com o novo coronavírus no Estado.

Nesta última etapa, foram realizados 4,5 mil testes – nas cidades de Caxias do Sul, Ijuí, Passo Fundo, Pelotas, Santa Cruz do Sul, Uruguaiana, Santa Maria, Porto Alegre e Canoas -, com 21 novos casos positivos. Além disso, o estudo revelou que 53.094 pessoas possuem anticorpos para a doença. A Secretaria Estadual de Saúde (SES) informa que até o momento 26,9 mil pessoas foram infectadas com o vírus no Estado.

A pesquisa do Epicovid19 revela ainda que para casa 1 milhão de habitantes no Rio Grande do Sul, há 4.667 casos confirmados para o coronavírus, sendo 2.219 notificados. Para cada caso notificado no Estado, existiriam dois casos não notificados. A taxa de letalidade a partir dos números atuais é de 1,1%.

CONTEÚDO ABERTO | Leia todas as notícias sobre coronavírus

Dentre os sintomas das 21 pessoas que foram infectadas nesta quinta rodada, 20% apresentou febre, 35% dor de garganta, 45% tosse, 25% dificuldade para respirar, 30% alterações no olfato/paladar, e 10% teve diarreia.

A partir dos resultados, a pesquisa da UFPel recomenda que os testes PCR sejam ampliados no Estado, pois os casos têm tido aumento desde o início da análise das amostras. O estudo iniciado em abril seguirá até setembro, e o próximo inquérito deve ser feito entre os dias 24 e 26 de julho.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.