Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Especial Coronavírus Pandemia

Pressionada pela macrorregião, Taquara passa da bandeira amarela para vermelha

Metade das regiões fica em vermelho no mapa preliminar da nona rodada do distanciamento controlado

Por Bruna Mattana
Publicado em: 03.07.2020 às 18:18 Última atualização: 05.07.2020 às 15:58

Sistema de distanciamento controlado teve bandeiras atualizadas nesta sexta-feira (3) Foto: Divulgação/Governo do Estado
Pela primeira vez desde o início do Plano de Distanciamento Controlado do Estado a região de Taquara aparece com indicação de mudança na classificação de risco, passando da bandeira amarela para a vermelha. É o que aponta o mapa preliminar da 9ª rodada do plano, divulgado nesta sexta-feira (3) pelo governo gaúcho.

Os municípios podem apresentar recurso até as 6 horas de domingo e, na segunda-feira, o governo divulgará as bandeiras definitivas, válidas a partir de terça (7). O salto de situação de bandeira amarela para vermelha (pulando portanto a laranja) se deve principalmente pelo fato de a região ter registrado aumento nas hospitalizações confirmadas para Covid-19.

CONTEÚDO ABERTO | Leia todas as notícias sobre coronavírus

Esta elevação fez com que três indicadores da região (de hospitalizações registradas, hospitalizações a cada 100 mil habitantes e de projeção de óbitos) passassem de bandeiras amarelas para preta, laranja e vermelha, respectivamente. Além disso, nas últimas atualizações, a região já alcançava classificações de risco alto, mas tinha o benefício de retroceder para a bandeira amarela por não registrar mais de três hospitalizações confirmadas para Covid-19 nos 14 dias anteriores ao levantamento.

O aumento no número de hospitalizações confirmadas para Covid-19 variou de 2 para 6. Apesar de que os indicadores de avanço da doença não sejam tão expressivos como nas demais regiões, especialmente a Metropolitana, "a situação é deteriorada pela macrorregião a que está inserida", resume o comunicado do governo do Estado.

Por fim, os indicadores de estágio da evolução na região e de incidência de novos casos sobre a população apresentaram agravamento entre as duas semanas na região de Taquara. Observando o indicador da razão entre casos ativos na última semana e recuperados no início da semana (50 dias anteriores), verifica-se um elevado crescimento – com a região de Taquara obtendo o maior valor entre todas as regiões. Fazem parte da região de Taquara para fins de monitoramento do plano de distanciamento controlado os municípios de Cambará do Sul; Igrejinha; Parobé; Riozinho; Rolante; São Francisco de Paula; Taquara e Três Coroas.

*Com informações do Governo do Estado

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.